quarta-feira, 12 de junho de 2019

EM BUSCA DE SOLIDEZ


EM BUSCA DE SOLIDEZ
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro
                 
Esta semana, pensando no texto, olhei para a data e pensei: Não... não vou escrever sobre isso... pra que, né?! Já vai estar todo mundo falando, postando declarações, fotos, músicas e várias piadinhas com teor duvidoso para os “coitados”, e por vezes incompreendidos, solteiros...

Mas, ouvir Amor I Love You nunca é demais. Ainda mais quando é um amor carregado de solidez.

Tenho entrado em contato com algumas obras do Sociólogo Zygmunt Bauman, que abrangem a liquidez dos relacionamentos modernos pautados na insegurança e na efemeridade. Muito de sua obra me traz constatações pessoais de uma realidade difícil de negar. É como se a tecnologia tivesse formatando um novo jeito de relacionamento, onde é muito fácil se conectar com o outro ao ponto de ser muito fácil, também, se desconectar. Onde nossos laços são frágeis e não há um objetivo, um esforço para criar afinidades. Onde somos muito bons nas redes sociais digitais, mas estamos falhando nas redes sociais pessoais e reais. É como se estivéssemos entrando lentamente numa armadilha de autodestruição social.


Vivemos tempos líquidos, nada é feito para durar, tampouco sólido. Os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água. Pessoas estão sendo tratadas como bens de consumo, caso haja defeito, descarta-se ou até mesmo troca-se por versões mais atualizadas.
O romantismo do amor parece estar fora de moda. O amor de verdade foi banalizado, diminuído a vários tipos de experiências vividas pelas pessoas, (...) se referem a estas utilizando a palavra amor. Noites descompromissadas de sexo são chamadas ‘fazer amor’. Não existem mais responsabilidades de estar amando, a palavra amor é usada mesmo quando as pessoas nem sabem direito seu real significado.”
(Zigmunt Bauman, Amor Líquido)
        
Você e eu não precisamos concordar com todas as ideias de Bauman, nem daquele amor hiper-romantizado e também irreal. Mas a reflexão aqui é bastante válida. O que você deseja oferecer para o outro? E o que você acha que merece? Saiba que Deus é a própria segurança e solidez e Ele, Ele mesmo, não quer nos oferecer nada menos do que isso.
“Sozinhos e quietos nos seus quartos, examinem a sua própria consciência.
Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.” Salmos 4:4 e 8
        
Estabelecer relações mais sólidas requer um pouco mais de esforço; paciência, tolerância e empatia. Requer mais tempo, mais toque, mais conversa. Nossas faculdades vão sendo trabalhadas a ponto de ver no outro alguém para quem valha a pena viver. 


Não quero “demonizar” as redes sociais, pois elas também podem ser o início de lindos romances. O apelo é só para que não caiamos nas armadilhas do fugaz, do transitório, pensando estar vivendo algo consistente e duradouro.

Termino com o capítulo de um livro de Paulo, que considero o mais belo poema bíblico sobre o amor. Que possamos aprender com Aquele que é próprio amor. Para amar alguém ou a si mesmo. A busca da solidez nos relacionamentos só pode ter êxito sendo inspirada pelo maior amor do mundo!

Um forte abraço e um lindo dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?