quarta-feira, 4 de setembro de 2019

A GRAMA DO VIZINHO



A GRAMA DO VIZINHO 
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro- - Rio de Janeiro - RJ

Em tempos de modismos virtuais ter equilíbrio é fundamental.

A curiosidade pela vida alheia e a fantasia da vida perfeita têm ocupado um tempo considerável no dia a dia de muita gente. Curtidas, compartilhamentos, seguidores, inscritos, indicam o quanto alguém é popular e influente. Uma corrida insana de uma realidade que só existe dentro da rede.

Toda essa exposição de imagem vem provocando em algumas pessoas um dos piores desejos e sentimentos humanos. A inveja.

E esse sentimento traz questionamentos incômodos, tristeza, angústia e, em alguns, é a ponta do “iceberg” para o desenvolvimento de depressão. Uma vontade de ser quem você não é ou não viver o que você vive. Tudo que faz sentido agora é o que é visto no Instagram, e a sua vida não passa de uma existência sem graça e inútil.

Você provavelmente não tenha chegado nesse extremo, mas é sempre bom refletir sobre o espaço que tudo isso tem tomado dentro de você.

Asafe é o autor do salmo 73 e ele descreve sua tentação em invejar os outros (no caso, os maus e perversos). É interessante notar que ele começa o salmo com uma conclusão (v. 1). Mas antes de chegar a essa conclusão ele confessa que quase perdeu a confiança em Deus por invejar os maus e os orgulhosos (v. 3).

“Os maus não sofrem; eles são fortes e cheios de saúde. Eles não sofrem como os outros sofrem, nem têm as aflições que os outros têm.” Salmo 73: 4 e 5

Enquanto contemplava as vidas fartas, tranquilas e abundosas dos outros ele perdia o foco no essencial...

Asafe questiona até seu próprio caráter, o porquê de andar em retidão, já que iria sofrer. Ele tenta compreender as injustiças da vida e isso só lhe causa angústia.

“Parece que não adiantou nada eu me conservar puro e ter as mãos limpas de pecado. Pois tu, ó Deus, me tens feito sofrer o dia inteiro, e todas as manhãs me castigas. Então eu me esforcei para entender essas coisas, mas isso era difícil demais para mim. Salmo 73: 14, 14 e 16

Até que no verso 17 Asafe entra no Templo e começa e se reconectar com Deus e a entender que conhecê-lO vai muito além de entender de dogmas ou História. Começa a entender que conhecer a Deus vai levá-lo a uma compreensão do que é o supérfluo e do que é o necessário.

Quando entra no Templo ele deixa de olhar para os outros e passa a olhar para o Autor de todas as coisas. Deus não mede nossa vida pelo que temos, deixamos de ter ou pelo que fomos. O que vai definir nossa história é o tipo de pessoa que vamos nos tornar (por meio da permissão que damos a Deus para transformá-la).
 
Asafe assume suas fraquezas e num ato de humildade escreve estas palavras:

“Eu não podia compreender, ó Deus; era como um animal, sem entendimento. No entanto, estou sempre contigo, e tu me seguras pela mão. Tu me guias com os teus conselhos e no fim me receberás com honras. No céu, eu só tenho a ti. E, se tenho a ti, que mais poderia querer na terra? Ainda que a minha mente e o meu corpo enfraqueçam, Deus é a minha força, ele é tudo o que sempre preciso.” Salmo 73: 22 a 26


Não tente compreender tudo no mundo. A grama do vizinho, a vida social do colega de trabalho, a prosperidade de alguns ou o infortúnio de outros. Preocupe-se em ser alguém que Deus ficará orgulhoso em honrar.

“Mas, quanto a mim, como é bom estar perto de Deus! Faço do Senhor Deus o meu refúgio e anuncio tudo o que ele tem feito. Salmo 73:28”

E termino com o a conclusão de Asafe. Verso 1:

“Na verdade, Deus é bom para o povo de Israel, ele é bom para aqueles que têm um coração puro.”

Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?