sexta-feira, 26 de abril de 2019

E SE O SEU TRABALHO FOSSE SÓ DESCANSAR?


E SE O SEU TRABALHO FOSSE SÓ DESCANSAR?
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Faz bastante tempo, alguns anos, e talvez ele nem se lembre disso, mas uma vez o Amigão (aquele que escreve neste blog às terças) me contou que estava criando o hábito de ler a Martha Medeiros - uma coluna semanal que a moça escrevia (e continua escrevendo) no jornal “O Globo”. Já naquela época aquilo me fez lembrar de que, com a internet e os sítios de notícias cada vez mais presentes e cada vez ocupando mais espaço do nosso dia, a gente perdeu o hábito de comprar jornal na banca...

A gente começa a lembrar de coisas do passado e isso parece que não tem fim. Acabo de me lembrar da época em que, embora eu fosse de carro pro trabalho, havia quem me poupasse do "stress" que é dirigir no Rio no horário de "rush"... E então, antes de encarar o trânsito, passávamos na banca, comprávamos o jornal, e eu ia lendo alto durante todo o percurso. Esporte, política, cidade... Era um tempo muito bom, por várias razões - essa é apenas uma delas.

Estou pensando em resgatar o hábito de ler o jornal impresso...

Você já pensou no tanto de coisas legais que você fazia e que a modernidade, o avanço tecnológico, a pressa, as preocupações e a moda fizeram você deixar pra lá?

Acordar, deixar o celular em casa e caminhar até à banca de jornal, comprar jornal, revista, figurinhas, voltar andando lentamente, olhando o brilho do sol nas árvores e a sombra que ele faz no chão... Sentir na pele o calor do sol do outono, dar um sorriso e “bom dia!” a quem passar por você. E fazer isso com vontade mesmo de que as pessoas tenham um bom dia!

Fazer palavras cruzadas, ler poesia, ouvir música baixinho, deitar no chão e colocar os pés pra cima apoiando as pernas no sofá, brincar de bambolê ou de amarelinha, levar um doce, um bolo, um pãozinho na casa da vizinha, oferecer água ao moço do gás, sentar na varanda (sem pegar o celular) e aproveitar a brisa... Descansar da agitação. Descansar.

Respirar fundo. Soltar a respiração lentamente...

Resgatar bons e antigos hábitos, ser mais gente e menos máquina, relaxar e respirar fundo, perder coisas e ganhar outras. Descansar dessa agitação. Descansar. Experimentar a paz.

A manhã ainda nem vai ter chegado ao fim e você já estará se sentido tão completo! Humor dez! Disposição dez! Alegrias mil! Você tem a chance de experimentar isso. Saúde. Paz de espírito.

Eu sei que há muito trabalho por fazer. Muita vida pra cuidar. Tem muita coisa acontecendo enquanto você faz essas coisinhas simples... e talvez você ache que não pode perder nenhuma delas. Mas eu vou lhe contar um segredo: você pode, sim!

É perder um pouco ali pra ganhar outras coisas aqui. É deixar um pouco de lado, por uns instantes, os eletrônicos, o trabalho, a ansiedade, a agonia, e fazer alguma coisa daquelas que você sempre gostou de fazer e nunca mais se deu o direito...

Sabe por quê?
Porque a gente precisa descansar, precisa viver e olhar para as coisas e especialmente para as pessoas como se essa fosse a nossa última oportunidade de fazer isso. Porque um dia talvez seja, e a gente não sabe de véspera. E só fez se cansar.

A paz de espírito dá saúde ao corpo... (Provérbios 14:30)
Então, quando todas as coisas estiverem pesando sobre seus ombros, lembre-se de buscar descanso. Seu maior trabalho nesta vida é descansar – de todas as preocupações, de todos os cuidados –, e deixar que alguém cuide de tudo isso por você.

Não tenhas sobre ti um só cuidado, qualquer que seja
Pois um, somente um, seria muito para ti
É Meu, somente Meu todo o trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim
Não temas quando enfim, tiveres que tomar decisão
Entrega tudo a Mim, confia de todo o coração
É Meu, somente Meu todo o trabalho
E o teu trabalho é descansar em Mim


2 comentários:

O que você acha?