quarta-feira, 17 de abril de 2019

LIÇÃO NÃO APRENDIDA É LIÇÃO REPETIDA

LIÇÃO NÃO APRENDIDA É LIÇÃO REPETIDA
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro - Rio de Janeiro - RJ
        
Mas de novo!? Até quando? Por que sempre a mesma coisa?

Se você nunca ouviu nem falou nenhuma dessas expressões você é um privilegiado, sim!

No meu ofício uma das ações mais importantes a se fazer no dia a dia é a da repetição - seja de um conceito, de uma prática, de uma ideia. A repetição é uma técnica de aprendizagem em que você sinaliza pro seu cérebro o quanto aquilo é importante aprender/fixar.


Conversando com algumas pessoas e analisando situações que sempre ocorrem na minha vida (e na de amigos ou conhecidos), parei para pensar que talvez eu não esteja aprendendo as lições que preciso e com isso elas se repetem e repetem e repetem... até que eu as tenha aprendido! Creio profundamente que Deus nos dá oportunidades de sermos pessoas melhores colocando situações em nossa vida, muitas vezes semelhantes, para que possamos desenvolver um caráter cada vez mais perfeito.

O Salmo 78 é um salmo da autoria de Asafe. É um poema onde ele relata um pouco da história antiga de Israel. Lá você encontra um revezamento de declarações sobre as frequentes crises de rebeldia, resistência e birra do povo, em contraste com descrições da lealdade de Deus. A vontade do salmista, traduzida profundamente em suas palavras, é que os erros da geração passada não se repitam na geração presente.

“Meu povo, escute o meu ensino e preste atenção no que estou dizendo!”
Salmos 78:1

Faça a leitura do Salmo 78 e perceba que Deus, inúmeras vezes repetiu lições ao seu povo, mas infelizmente não gerava aprendizado e eles caiam no mesmo erro. O deserto não é lugar de morada é lugar de experiência/formação. Aquele povo não precisaria ter passado tanto tempo no deserto se tivesse aprendido as lições importantes da vida. Deus não poderia conceder uma terra tão linda e próspera a um povo tão cheio de caprichos, teimosias e tão inconstante!

Sabe o que isso me ensina?

Que preciso reconhecer o que tem se repetido no meu dia a dia e me colocar numa posição de aprendiz.

Agir com humildade e saber que muitas vezes o único culpado por isso ou por aquilo sou eu mesma.

Como estou agindo, pois meus relacionamentos nunca dão certo? Por que não consigo me fixar num emprego? Por que as pessoas sempre se afastam de mim?

Enfatizei algumas vezes, em textos anteriores, a importância de cuidarmos do nosso lado emocional... Busque ajuda se for preciso, mas não adie momentos únicos e maravilhosos de sua vida por ter que repetir lições não aprendidas.

Passaremos para a próxima lição quando aprendermos a atual. Isso é crescimento.

Como grande mestre, Deus o ensina com misericórdia e seu objetivo é fazer você alguém melhor a cada dia!



Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?