quarta-feira, 28 de novembro de 2018

VALENTIA

VALENTIA
João Octávio Barbosa – Bangu – RJ

A palavra do dia é VALENTIA.
Muito já se falou sobre a valentia. Vou citar aqui algumas frases famosas sobre esse tema:
“Tomara que, apesar dos pesares, a gente continue tendo valentia suficiente para não abrir mão de se sentir feliz.”
“O cão não ladra por valentia e sim por medo.”
“Muitos agem com valentia por desconhecerem os riscos que seus atos envolvem. Em outras palavras, muitos que se dizem corajosos são, na verdade, ingênuos ignorantes entregues à própria sorte.”
“A valentia que se não baseia na prudência chama-se temeridade, e as façanhas do temerário mais se atribuem à boa fortuna que ao seu ânimo.”
“Valentia e coragem são duas dádivas dadas somente a aqueles cujo único medo é não tentar, e a aqueles cuja inspiração e esperança os motivam a não parar de tentar."

A valentia é uma característica positiva, porém perigosa. A não ser, é claro, que de alguma forma você tenha certeza de que vai ganhar. E essa invencibilidade me lembra de só uma pessoa. Deus. Não UM deus. O Deus. O meu Deus. Possivelmente, aquele que você também conhece como Deus, mesmo que não o considere assim. O Deus da Bíblia. E nesse livro, a Bíblia, que Deus chama de “sua palavra”, vemos o seguinte sobre a nossa palavra de hoje, valentia:

“Como direis: Somos valentes e homens fortes para a guerra?”

Reparem que nesse trecho do livro do profeta Jeremias, ele cita que as pessoas não podem se considerar valentes sem Deus. Ou seja, Deus é muitas coisas, entre elas é a valentia. Sem Deus não há valentia. Se o que você quer pro seu dia de hoje é valentia para encarar todos os seus problemas, ponha Deus nele agora!

Hoje é dia de valentia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?