terça-feira, 27 de novembro de 2018

BLACK FRIDAY

BLACK FRIDAY
Por Airton Sousa - Direto de Paciência - Rio de Janeiro

Semana passada teve Black Friday (ou Sexta-Feira Negra, em Português). Esse é um termo criado pelo varejo, nos Estados Unidos, um evento que acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, naquele país.

Aqui no Brasil criaram um movimento similar. Digo similar, porque gostaram da ideia original, mas colocaram o famoso “jeitinho brasileiro”. E o consumidor brasileiro, que não é bobo, não demorou a chamar o evento de “Black Fraude”.
“Tudo pela metade do dobro.”
Mas, mesmo assim, as lojas ficaram lotadas, mais uma vez, este ano. Passei de longe, nem entrei - pois se não tenho dinheiro para gastar na Monday nem no Saturday, imagina na Friday!

Eu me lembrei, agora, de uma história que ouvi milhares de anos atrás, contada pelo meu professor de religião, Joaquim Silva.

Era uma vez... dois meninos que na véspera do Halloween, na Filadélfia, Estados Unidos, resolveram se divertir, pregando peças nas pessoas. Entraram em uma loja, de madrugada. Entraram, mas não roubaram nada. A ideia consistia apenas em trocar as etiquetas dos preços. E realmente trocaram tudo. No dia seguinte, relógios que valiam 50 dólares, ficaram com a etiqueta de 50 centavos. Pente, que valia 50 centavos, estava com a etiqueta de 50 dólares.

Como é de se supor, quando a loja abriu na manhã seguinte... imagine a confusão que se estabeleceu! Clientes e funcionários não se entendiam. Tudo estava trocado. Os valores todos invertidos. Num canto, os garotos se divertiam.

A crise da Black Friday atingiu todos os seres humanos - o que vale alguma coisa não está valendo mais nada. Etiquetas trocadas. Honestidade, honra, fidelidade, lealdade... estão valendo menos que cinquenta centavos.

Mas nem tudo está perdido. Eu recebi esta mensagem no meu WhatsApp:

Há dois mil anos houve a sexta-feira mais negra da história. Lucas nos conta que naquela sexta-feira negra enquanto o Filho de Deus era levantado, cravado na cruz, toda a Terra ficou na escuridão.  Nesta Black Friday Deus fez a melhor oferta que um dia o ser humano recebeu! 
Colocou a salvação de forma gratuita ao alcance de todos nós. Naquela sexta-feira negra no Gólgota, Deus não fez somente um simples desconto por nossa dívida, Ele a pagou por completo.
O amor de Deus é incondicional.

 
Black Friday é dia de aproveitar as ofertas. Especialmente essa que já foi paga por Jesus Cristo. É de graça. É graça. “Eu corrijo e disciplino todo aquele a quem amo; portanto, abandone a sua indiferença e se torne um entusiasta das coisas de Deus. Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim. E permitirei que cada um que vencer se sente ao meu lado no meu trono, assim como eu ocupei o meu lugar com o meu Pai em seu trono quando me tornei vencedor.” (Apocalipse 3:19-21).

Que Deus o abençoe em sua decisão, e boas compras (porque algumas promoções ainda seguem até o dia 30!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?