sábado, 20 de outubro de 2018

HOJE NÃO...

HOJE NÃO...
Eduardo Santos - Sankt Peter am Hart, Bogenhofen, Áustria

Há alguns meses, eu conversava com uma colega sobre a mania dos vizinhos dela de sempre puxarem assunto ao vê-la passar e sobre como nem sempre ela estava disposta a corresponder. Confesso que tentei controlar meu sarcasmo, mas ele foi mais forte e propus que ela fizesse uma daquelas camisetas personalizadas com a frase “Hoje não!”. Ironicamente, ela gostou da ideia; só não sei se chegou a pôr em prática...


Tempos depois, mais especificamente ontem, dia 06 de outubro de 2018, eu ouvia uma mensagem que falava sobre os momentos finais da vida de Jesus Cristo e de como Ele foi traído por um de seus melhores amigos. Talvez seu primeiro palpite tenha sido... Judas; mas devo lhe dizer que a mensagem falava sobre Pedro.

Eu tinha o costume de considerar o ato de Judas como traição; não o de Pedro. Só que pensando um pouco mais a fundo, naquele momento, pelo menos, Pedro agiu como um daqueles amigos que estão por perto nos bons instantes, mas que, quando a coisa aperta, desaparecem. 

“Eu não sei nem quem é esse homem de quem vocês estão falando.”

Nunca me pus a pensar profundamente sobre os motivos que Pedro teve para negar a Cristo, talvez também seja esse o seu caso. E apesar de parecer um detalhe supérfluo, pode ser isso o que define o destino da trajetória do cristão. 

Proponho que comecemos com o fim. Em Mateus 26:58, o autor do evangelho retrata Pedro seguindo Cristo à distância, momentos antes de negar conhecê-lo. Se voltarmos um pouco nos versos do mesmo capítulo, versos 31-35, Mateus conta que Pedro foi avisado e que negou com veemência a possibilidade de abandonar seu Mestre. No verso 41,  Cristo pronuncia certas palavras que parecem responder à reação de Pedro no verso 35. Em outras palavras, Jesus diz aos Seus discípulos: “Sei que existe um grande desejo de permanecerem firmes, mas estão buscando forças da fonte errada.” (tradução livre). 

Pensando no ocorrido, é inevitável não se perguntar se a mera distância física teria sido suficiente pra tamanho tropeço, e eu creio que não. Olhando por outro ponto de vista, se adiantarmos a leitura pra João 15:5, enxergaremos que, mais do que fisicamente, podemos estar espiritualmente distantes da videira e que, sendo assim, nada poderemos fazer. 

A reflexão que fica pra nós hoje é esta: até que ponto Pedro não deixou que o choque entre sua idealização do Messias e a realidade do Messias o distanciasse dEle? Até que ponto a sujeição servil que Cristo apresentou ao pagar os impostos cobrados não o chocaram? Até que ponto a recusa da instauração de um reino revoltoso não abalou a fé do pescador de Betsaida? Até que ponto a recusa de proteção no jardim do Getsêmani não o fez questionar sua fé?

Mais do que criticar as escolhas que Pedro fez durante sua vida aqui na Terra, a intenção do texto de hoje é nos levar a pensar até que ponto as nossas frustrações e decepções desta vida nos afastam lentamente do Salvador, até o momento que dizemos: “Hoje não, Senhor... Hoje, eu não tenho tempo pra passar contigo. Hoje eu não estou disposto a estar na Sua presença. Hoje, eu quero as coisas do meu jeito!”.


O apelo continua sendo o mesmo para nós hoje: “Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Todo aquele que permanecer em mim, e eu nele, esse produzirá muito fruto. Porque separados de mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15:5).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?