terça-feira, 4 de setembro de 2018

A BUSCA DA FELICIDADE


A BUSCA DA FELICIDADE
Por Airton Sousa – Direto de Paciência - Rio

Esses dias a gente tentava chegar a um acordo sobre onde seria a festa de aniversário de 77 anos de nossa mãe. Aí ela mesma deu a ideia: eu quero comemorar na Quinta da Boa Vista!

Enquanto rolava um imenso debate sobre o tema, comecei a me lembrar da minha infância e cheguei aos piqueniques em família, recheados com muita farofa, nos quais passamos a nossa infância inteira. Foi minha irmã quem lembrou:
- Nós fomos as crianças que mais foram à Quinta, a vida inteira.

Quinta da Boa Vista é um dos maiores parques urbanos da cidade, com lagos, pedalinhos, museu (lamentavelmente quase destruído por inteiro no último domingo), Jardim Zoológico. É o ponto de encontro de jovens e crianças que se reúnem para a realização de piqueniques.

Nossos piqueniques eram sensacionais. Grandes manhãs de domingos, com muita farofa de frango, maionese e muita diversão.

E mesmo descobrindo que isso era muito brega, que éramos rotulados de “farofeiros”, de vez em quando nossa família ainda se entrega a esse modo de vida...

Tão aí os farofeiros:


Que felicidade! 

Mas, afinal... como encontrar a felicidade?

No livro de Eclesiastes, Salomão conta de sua busca pela felicidade nas riquezas e aparências, e depois de velho o grande sábio chega à seguinte conclusão: “Quando avaliei tudo que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento. (...) Tudo sem sentido! Tudo sem sentido! Nada faz sentido!” [Eclesiastes 2:11 e 12:8].

O que faz sentido é ser feliz, e Jesus Cristo citou a listinha dele sobre quem é verdadeiramente feliz:
              
1. Feliz é o pobre de espírito e não a pessoa autossuficiente, arrogante, soberba.
2. Feliz é o que chora e não aquele que é durão, insensível.
3. Feliz é o pacificador, aquele que não apenas evita contendas, mas busca apaziguar os ânimos exaltados.
4. Feliz é o puro de coração.
5. Feliz é o perseguido por causa da justiça e não aquele que procura levar vantagem em tudo.
6. Feliz é o humilde, pois será exaltado.

E disse, ainda, que quem ganha a sua vida a perde; mas o que a perde, esse é o que a ganha.
                              
Meu desejo para hoje é que possamos aprender a ser intensos e felizes, conforme a vida vai nos pedindo, ensinando e acrescentando.

“Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês…” (Mateus 5:12)

Bom dia, setembro chegou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?