quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

OS MEIOS DE DEUS

OS MEIOS DE DEUS

Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ            

 

Há duas semanas uma amiga me ligou, pois estava muito angustiada com seu irmão, internado com Covid-19. Ela me fez um pedido, pois sentia que sua família não era abençoada por conta de muitas brigas, mágoas e desavenças que existiam entre eles. Ela me pediu pra escrever um pequeno texto descrevendo a importância do perdão e chamando as pessoas de sua família a participarem dessa reflexão para que começassem a se perdoar mutuamente.

Aceitei o desafio. Pedi a Deus sabedoria e escrevi o texto que enviei no mesmo dia. Fiquei muito feliz com o retorno que estava recebendo daquela mensagem postada no grupo da família dela. Parecia, de fato, que as pessoas estavam entendendo toda aquela coisa do perdoar e ser perdoado. Minha amiga estava alegre e sentia que coisas boas e bênçãos viriam a partir de sua iniciativa.

Alguns dias depois recebo a notícia da piora do irmão dela e de seu falecimento.

Foi difícil encontrar palavras pra dizer naquele momento e ao mesmo tempo lidar com a dor de uma amiga querida que se encontrava perdida e desolada em seu doloroso silêncio.

Como dizer pra alguém aceitar a vontade de Deus numa horas dessas?

Como aceitar a morte como vontade de Deus?  

Como aceitar a morte de um ente amado depois de um despertar familiar de amor, união e perdão?

Não temos respostas racionais pra nenhuma dessas perguntas.

Mas numa noite de muita angústia Jesus estava prestes a sentir a dor da sensação de separação do Seu Pai. Seria entregue à morte e os pecados da humanidade dariam espaço ao mais terrível sofrimento.

Sozinho, imagino eu que ofegante, a mente como um turbilhão, Ele ora. Assim como nós, humano, Ele eleva a Deus uma sincera oração sobre seu destino:

"Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua". Lucas 22:42

Creio que a vontade de Deus não deve ser entendida apenas como um meio, mas também como um fim.

Não temos ideia dos meios que Deus utilizará para que Sua vontade e a de Seus filhos sejam feitas. Nada é em vão.

Por exemplo: se pedirmos a Deus um coração capaz de amar, talvez Ele coloque pessoas difíceis de serem amadas em nosso caminho. Se pedirmos paciência, talvez apareçam circunstâncias em nossa vida que nos façam exercitá-la. Se pedirmos união familiar, talvez aconteçam situações para serem vencidas em união.

Deus utiliza os meios para chegar ao fim que é Sua vontade. E que, por sinal, é sempre benéfica para nós.

Não podemos escolher esses meios, mas é por meio deles, dolorosos ou não, que vamos aprender na caminhada e chegar ao desejo do coração de Deus para nós.

Há muito tempo o plano de redenção foi traçado para salvar os seres humanos.

A morte de Cristo era um desses meios. Ele sabia, e mesmo em meio a tanta aflição seguiu até o fim para cumprir a vontade do Seu Pai, que era de dar a oportunidade de vida nova a Seus filhos.

Lembre-se: a vontade de Deus é sempre, sempre para o nosso bem. Apesar de muitas vezes os meios serem difíceis de aceitar, eles nos ajudam a crescer para chegarmos ao fim com maturidade de um verdadeiro filho de Deus.

Um forte abraço!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?