quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

EU ATRAIO O QUE EXALO


 

EU ATRAIO O QUE EXALO

Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ            

 

Além da beleza, das cores vibrantes e das características específicas de cada espécie, com certeza o cheiro das flores é um grande atrativo para pinturas da Natureza.

Não é difícil encontrar perfumes, purificadores, sabonetes, cremes com aromas florais. Da rosa ao jasmim a essência das flores não atrai somente seres humanos. Os insetos polinizadores também são atraídos pelo odor agradável, pois ao pousarem de flor em flor esses bichinhos dispersam o pólen e garantem a fecundação das flores em outros locais.

Porém, o odor agradável das flores não contempla todas elas. Algumas flores possuem um aroma bem desagradável. Um exemplo é a chamada “flor-cadáver”, a flor que tem o cheiro da morte. É uma flor originária da Indonésia e seu odor é como o de um cadáver em estado de putrefação.

E assim como todas as flores ela também exala seu cheiro para atrair polinizadores.

Só que diferentemente de insetos como borboletas e abelhas, que são atraídas por agradáveis perfumes, são insetos como moscas e besouros que são atraídos pela “flor-cadáver” e se sentem estimulados pelo odor desagradável da podridão.

O doutor em botânica [Eduardo Gonçalves] explica que a planta conseguiu evoluir até reproduzir o cheiro de carne podre para enganar os besouros, de forma que eles fizessem a polinização para a perpetuação da espécie. O besouro, segundo o especialista, também é atraído pela cor interna da planta, que se assemelha à cor de carne em putrefação.1

Como já escrevi em outros textos, acredito que nós somos um com a Natureza. Fazemos parte dela de forma que muitas peculiaridades são vistas e observadas em diversas situações.

Assim como as flores exalam um odor e atraem determinados tipos de insetos nós também exalamos um odor e esse odor pode atrair tanto abelhas e borboletas, como moscas e besouros...

A Bíblia descreve como nossa mente é a base para nossas ações:

“Tenha cuidado com o que você pensa,

pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.” (Provérbios 4:23)

Seus pensamentos definirão o tipo de pessoa que você será e consequentemente o tipo de vida que você vai atrair.

Não acredito que alguém que plante um jardim gostaria de moscas rondando suas flores.  

O que será que estamos exalando? O que será que estamos atraindo?

Vamos pensar sobre isso hoje?

Vamos exalar mais gratidão, alegria, esperança, compaixão, humor...

Precisamos de um mundo rodeado de mais abelhas e borboletas!

 

Um forte abraço!

__________________________________________

 

Referência/Fonte:

1 http://www.biologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=505 – acessado em 02.12.2020.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?