quarta-feira, 18 de março de 2020

O TOM CERTO


O TOM CERTO
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ

Não conheço a vida sem animais de estimação. Sempre tive cachorros e essa relação sempre me ensinou muito sobre companheirismo, proteção, amizade e amor.

Ao longo desses anos aprendi sobre como me comunicar com eles e obter deles o cumprimento do comando que eu desejava ver atendido. Notei que eu poderia dizer absolutamente a mesma coisa e obter deles reações diferentes. Tudo iria depender da tonalidade da minha voz e das ações gestuais que eu tivesse.

Poderia chamá-los de “meu amorzinho” de forma branda e suave que eles viriam alegremente ao meu encontro. Ou poderia chamá-los de “meu amorzinho” com gritos e mãos apontadas que eles recuariam e com receio se esconderiam. Claro que não era comum eu fazer isso, não queria cães estressados nem traumatizados. Mas esses meus testes me levaram a pensar que nós, seres humanos, também respondemos a esses estímulos de uma forma parecida.

Há algum tempo chamaram minha atenção no trabalho... e foi por algo bem banal. Achei que a pessoa até poderia ter dito o que queria, mas de outra forma; não da forma tão grosseira e autoritária que foi. Aconteceu logo pela manhã e meu dia não foi bom. Acabei descontando em outros a frustração que era minha.

Alguns pontos importantes:

Ø  Sim! É possível dizer o que se deseja sem machucar os outros. Encontrar formas mais educadas, leves e gentis é uma boa saída.
Ø  Sim! Não devemos achar as pessoas sensíveis demais ou que precisam ouvir verdades. Cada um possui uma história e é preciso respeitá-la!
Ø  Sim! Palavras ditas com gentileza geram efeitos positivos e podem mudar o dia de alguém.
Ø  Se alguém feriu você com palavras duras não internalize por muito tempo.

A pessoa pode estar passando por um dia ruim ou ser uma pessoa, de fato, com um grande problema: ore por ela.

“[...] pois a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más.”
Mateus 12: 34 e 35

Palavras podem ser ditas com a voz, com o olhar, com o gesto e com o silêncio... Use-as com sabedoria e lembre-se deste conselho bíblico:

“Você terá de aguentar as consequências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.”
Provérbios 18:20 e 21

Se ainda tiver alguma dúvida de que usar as palavras no tom certo pode mudar vidas, assista ao vídeo abaixo e desfrute desta reflexão para hoje!



Um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?