quarta-feira, 6 de novembro de 2019

VIVA SEUS PROCESSOS



VIVA SEUS PROCESSOS
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ

Você provavelmente se lembra daquela aula de Ciências da 3ª série em que a professora explicava as quatro fases da metamorfose de uma borboleta. Aquela transformação incrível e radical nos dava um deslumbre de como a Natureza é extasiante!

Esta semana aproveitei o gancho da borboleta para conversar com as crianças sobre os processos da vida. Citamos também algumas outras transformações como a dos anfíbios e dos seres humanos (de embrião a bebê). Analisamos como tudo na Natureza é parte de um processo.

Quando você vê uma linda e colorida borboleta voando entre flores lembre-se de que ela passou por uma difícil e até dolorosa transformação no período aproximado de um ano. Na fase de lagarta ela cumpriu seu ciclo biológico e foi nessa fase também que ela reservou energia para as mudanças que viriam. A Natureza proporciona para a lagarta uma outra fase, um outro ciclo biológico. Ao invés de rastejar, ela agora vai voar. O milagre da vida da borboleta chama-se “processo”.


Nós, como parte integrante da Natureza, também temos ciclos. Sejam eles biológicos, psicológicos, sociais. Aprendemos a engatinhar, depois queremos andar e logo depois correr (precisamos aguardar nossos músculos e articulações se fortalecerem). Nascemos tomando leite, depois sopinha e por fim alimentos sólidos (precisamos aguardar nossos dentes crescerem). Começamos a fazer riscos, depois as primeiras letras, para depois ler palavrinhas, frases e textos (aprendizagem é uma sequência). Eu poderia citar muito mais coisas, mas acho que você já “pescou” a ideia.

Se você sente que o ciclo em alguma área de sua vida já encerrou e precisa ir para o próximo, não fuja dos seus processos. Essa é a forma que Deus tem para moldar e preparar você para novas etapas. Na geração do AGORA esse conselho parece desesperador. Por vezes esquecemos que as grandes conquistas da vida requerem tempo e dedicação. Deus, por meio da Natureza, nos ensina que, a beleza das transformações não está apenas no final dela e sim no desenvolvimento que você teve ao longo dela. É isso que transforma você.

Não é fácil... mas, se decidiu que está na hora de mudanças, eu tenho um texto bíblico para compartilhar com você:

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus.”
Salmos 40:1 a 3

Deus cuida de uma borboleta, Ele vai cuidar de nós também! Ele pede que voltemos ao nosso estado de paciência e integrantes de sua Natureza. Deus vai firmar nossos passos, porém, não podemos parar de caminhar.

Talvez o milagre que você está aguardando esteja no processo que você ainda não iniciou.

Um forte abraço! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?