quarta-feira, 22 de julho de 2020

EI, ACORDA!



EI, ACORDA!
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ

Conversando com uma amiga sobre o delicado período depressivo que passou, ela me relatou de como usava o sono para fugir de sua angustiante realidade.

Contava-me dos sentimentos de ruína que tinha pela própria existência, da dor da inércia e da falta de controle de suas emoções. Pra ela, a saída que encontrava era tomar muitos remédios para ficar o máximo de tempo dormindo. Acordar era uma tragédia diária que ela estava disposta a passar poucas horas do seu dia.

O sono, ao invés de ser um importante restaurador da vida, passou a ser um severo prelúdio de terríveis consequências.

Quem nunca dormiu para tentar fugir de um problema momentâneo? Ou dormir para recuperar as energias para encarar alguma adversidade? É normal, às vezes. Mas é importante ter em mente que ao acordar sua consciência precisa estar mais tranquila, perceptível e acessível ao seu tempo presente.

Existe um conceito mais simbólico da palavra acordar que eu gosto muito e é como nós deveríamos encarar todo esse processo: A · COR · DAR – quando separamos as sílabas podemos notar que acordar é dar a cor. É colorir. Colorir com a mente e com o coração tudo o que fizermos naquele dia. Parece bobo e clichê, mas pense que só você pode dar cor a sua própria existência e fazer dela uma aquarela inspiradora.


É um grande desafio. Dar cor aos dias cinzentos, dar cor aos dias úmidos e dificultosos. Não precisa ser um grande arco-íris todos os dias, mas não perca o hábito de pintar, nem que seja um pouquinho. Seja com sorrisos, gentilezas, bons pensamentos, ações positivas. Aquilo que a gente celebra se multiplica! Deus se agrada de um coração grato.

Não seja a pessoa que não quer “a·cor·dar”. Aquela que reclama do calor, do frio, da falta de sal na comida, do vizinho, do atendente, do motorista... Já reparou como isso é tão sem graça?! Você e eu temos a oportunidade de colorir nossa vida e ajudar outros a fazerem o mesmo.

Quando os meus alunos vão pintar alguma ilustração e por algum motivo alguma coisa acontece fora do planejado (borrão, rasgo, cores que não ornam) eles sempre me pedem uma nova folha para começar a pintura do início, até porque estão mais preparados dessa vez.

Deus faz assim conosco também. Todo dia eu e você recebemos uma nova folha pra pintura. Cristo nos ajuda, por meio de experiências passadas e do nosso próprio conhecimento dEle, a fazer um trabalho cada vez mais bonito, nos transformando em pessoas que estão nesse processo de encontro com o equilíbrio.

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17

Se pra você isso vai muito mais além do que esforço ou decisão diária, assim como minha amiga do início do texto, busque ajuda. Existem belas pinturas, cheias de detalhes e nuances que precisam ser pintadas por mais de duas mãos.

“O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!" Deuteronômio 31:8

Um forte abraço!
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?