sexta-feira, 4 de outubro de 2019

A ESPERANÇA É O COMEÇO. O AMOR É PRINCÍPIO, MEIO E ATÉ DEPOIS DO FIM.


A ESPERANÇA É O COMEÇO. O AMOR É PRINCÍPIO, MEIO E ATÉ DEPOIS DO FIM.
Denize Vicente – Rio de Janeiro - RJ

"É como Norman Cousins disse:

- A esperança é o começo dos planos. Dá aos homens um destino, um sentido de direção para alcançá-lo e a energia para começar. Aumenta a sensibilidade. Dá o valor apropriado aos sentimentos e aos fatos.
Sua esperança implica a reanimação da imaginação humana - acerca da vida como o homem gostaria de tê-la; acerca de uso completo de sua imaginação para trazer a saúde e a sensibilidade para seu mundo e sua arte; acerca da importância do indivíduo; acerca de sua capacidade de criar novas instituições, descobrir novos caminhos, sentir novas possibilidades.
Certamente tudo isso é verdadeiro. Mas o amor está além da esperança. A esperança é um começo. O amor é eterno."
(Leo Buscaglia in "Amor")

"Há três coisas que perduram: a fé, a esperança e o amor. Essas três; mas a maior delas é o amor."
(Carta de Paulo e Sóstenes aos cristãos de Corinto)


Em março de 2006 eu perdi para a morte um amigo muito querido, desde os tempos de escola, e companheiro de Música... Em fevereiro de 2007 eu perdi minha querida amiga Valéria, colega de profissão, parceira de brincadeiras, viagens e meu livro de consultas (“entendedores entenderão”). Em setembro de 2012 perdi minha tia, grande amor da minha vida. E ainda hoje eu choro por eles...

Tive outras perdas, em anos anteriores, mas eu era criança e não entendia muito bem o que estava acontecendo. Eu me lembro que ia dormir imaginando que pela manhã alguém bateria à porta da nossa casa para desfazer o mal entendido, informando que o corpo sepultado era de alguém com o nome parecido, não era o nosso querido. E muitas tardes eu fui pra janela, esperando que na hora de costume meu primo viria caminhando como sempre, sorrindo e chegando para dizer que estava vivo e tudo não passou de um engano...

O processo da vida é mesmo simultaneamente tão cruel e tão maravilhoso... Eu os perdi para a morte. Mas só passa pela morte quem um dia viveu. E nesse caminho, entre a vida e a morte, o que importa mesmo é tocar o coração das pessoas. E se o meu coração um dia foi tocado - e para sempre – pelo Anderson, pela Valéria, pela Tia Vera, pelos meus avós, pelo priminho Nido... então já há um certo sentido nas coisas que envolvem a vida.

Porque "há três coisas que perduram: a fé, a esperança e o amor”. E a maior de todas elas é e sempre será o AMOR. O princípio, o meio e até depois do fim. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?