sexta-feira, 25 de agosto de 2017

FÉRIAS, SUA LINDA!


FÉRIAS, SUA LINDA!
Denize Vicente – Cidade Maravilhosa/RJ

Setembro é um mês maravilhoso! Mas sobre isso vamos falar na semana que vem. Hoje eu quero falar de férias. Sim, férias! Essa linda.

Qual foi a última vez que você disse pra si mesmo ou pra quem quisesse ouvir: “Afff! Eu tô precisando de férias!”? Ontem? No primeiro dia de trabalho depois ao retorno das últimas férias? Hoje de manhã? Eu não sei você, mas eu estou dizendo isso todo dia de manhã. E à noite, pra não esquecer.



Meu “Mestre e Guru para Assuntos Jurídicos”, Salve-salve-Otavio-Calvet, escreveu um livro sobre “O Direito ao Lazer nas Relações de Trabalho”1 – num tempo em que a gente ainda tinha esperança de que os trabalhadores fossem um pouco mais respeitados e valorizados neste país. Mas isso também é assunto pra outro post...

No livro ele fala sobre o conceito pejorativo de “ócio”, um sentido “arraigado nas sociedades industriais, que vivem para o trabalho”, e trata do lazer e do ócio como “sinônimos de um mesmo gênero”, destacando suas dimensões e variadas e importantes perspectivas e funções. Quando se refere às férias anuais remuneradas, ele faz menção a uma Convenção Internacional bastante conhecida dos advogados que atuam na área trabalhista (OIT/132, art. 10) que diz ser preciso levar em conta as necessidades do trabalho, sim, mas também “as possibilidades de repouso e diversão ao alcance da pessoa empregada” (pág. 103).

Este é um post completamente fora dos padrões modernos dos direitos trabalhistas no Brasil, considerando que há algumas semanas foi aprovada uma reforma na legislação que rege as relações de trabalho, de modo que falar em “direito ao lazer” é um assunto quase risível, não fosse tão triste...

Estou falando nisso porque fica evidente pra mim que o ser humano trabalha, trabalha, trabalha e está cada vez mais longe do ideal de Deus... O homem não foi feito só para o trabalho. O trabalho que dignifica o homem não é aquele que o escraviza e não o deixa descansar... Deus planejou pausas semanais no trabalho para você se aproximar dEle e ter energia suficiente para um novo ciclo de atividades. 


“Trabalharás durante seis dias; contudo, descansa no sétimo dia; tanto na época de arar como na colheita."(Êxodo 34:21)

“Trabalharás seis dias e neles realizarás todos os teus serviços.” (Êxodo 20:9)

“Durante seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será dia santo, de repouso completo, dia de reunião sagrada, no qual não fareis trabalho algum. Onde quer que habiteis, será shabbãth, sábado dedicado ao SENHOR.” (Êxodo 23:3)

“Trabalharás seis dias e neles cumprirás todos os teus afazeres”. (Deuteronômio 5:13)

“Durante seis dias farás os teus trabalhos e no sétimo descansarás, para que descanse o teu boi e o teu jumento, e renovem suas forças o filho da tua escrava e o estrangeiro.” (Êxodo 23:12)
 

Minha agenda semanal inclui as atividades relacionadas ao serviço público e outras ligadas à família, trabalhos voluntários na igreja e fora dela, WhatsApp para assuntos sérios e outros nem tanto, trabalhos não remunerados como ser síndica do prédio (aff! declinei do cargo muuuuitas vezes, mil desculpas, mas este ano não deu pra escorregar), “consultora jurídica” dos amigos, professora de adolescentes, revisora e colunista do melhor blog de todos os tempos da última semana... É uma agenda cheia e muitas vezes não consigo dar conta de tudo. Eu preciso descansar.

“Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário.” - Marcos 6:30-32

Descansar é preciso. Um barquinho, um lugar solitário, deserto...

Depois de alguns meses na mesma rotina, o descanso semanal não é suficiente para recompor as forças físicas e a gente precisa de férias. Nas férias a gente se refaz tanto, que algumas vezes sente até saudade do trabalho (é verdade!, mas saudade do trabalho só às vezes). Nas férias você tem ideias novas, tem tempo e oportunidade de ser criativo, se desocupa de umas coisas e se dedica a outras para as quais você não costuma ter tempo... O lazer e o ócio (esqueça o sentido pejorativo) garantem nossa saúde mental. E o sonho de Deus é que a gente descubra a tempo que há um tempo certo para cada coisa!

“Realmente, às vezes, temos que dizer que a única coisa de que nos lembramos de nosso passado recente é que estávamos muito ocupados, que tudo parecia muito urgente, e que mal podíamos conseguir que tudo fosse feito. O que estávamos fazendo, esquecemos. Isso mostra quão isolados nos tornamos. O passado não mais nos leva ao futuro; simplesmente nos deixa preocupados, sem qualquer promessa de que as coisas serão diferentes.” 2

Marque suas férias. ;)




____________________

Referências:

1.    Calvet, Otavio Amaral - Direito ao Lazer nas Relações de Trabalho – São Paulo – LTr, 2006
2.    Nouwen, Henri J. M. - Making All Things New [Fazendo Novas Todas as Coisas]. San Francisco: Harper & Row, 1981; pp. 30-34

5 comentários:

  1. Eu desejo boas férias para minha consultora jurídica dos amigos, favorita.

    ResponderExcluir
  2. Eu desejo boas férias para minha consultora jurídica dos amigos, favorita.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem!!!
    "Dígno é o trabalhador do seu salário", e justo o seu descanso (suas férias).

    ResponderExcluir
  4. Férias... Puxa, há muito que não sei o que significa isso. Deus seja louvado pelo sábado e, graças a Ele tenho esse dia pra me recompor!
    Tenho fé que em breve terei, ou melhor, voltarei a ter esse privilégio.
    Boas férias, Denize!!!

    ResponderExcluir

O que você acha?