terça-feira, 8 de agosto de 2017

CRENÇAS - 18

CRENÇAS - 18
Airton Sousa – Direto de Paciência | Rio

Gosto muito do apresentador da TV Novo Tempo, o Pr. Luiz Gonçalves, que sempre termina suas mensagens chamando o telespectador para junto de si. De um jeito muito carismático ele diz: “Chega mais, chega mais perto. Você que está aí sentado no sofá me assistindo, chega mais...” e muitas vezes eu me peguei levantando do sofá e chegando mais perto da tela da TV.

Nosso tema de hoje vai bem nessa linha. Por um lado, eu chamo você pra chegar mais perto da tela que o papo é sério, e por outro, a gente vai ver Deus fazendo o mesmo convite: Chegue mais perto, pois quero falar com você. O papo hoje é sobre a crença fundamental de número 18. O dom de profecia.

Em todos os momentos da História, principalmente nos mais tensos, temos uma certeza: Deus não se cala. Ele se manifesta. Ele interage. Ele guia. Ele faz tudo para chamar sua atenção. Se precisar, Ele fala de um modo gentil e firme ao mesmo tempo. Em outras circunstâncias, manda diretas e envia sinais indiscutíveis. Pacientemente apressado. Terno e inflexível. Infalível. Às vezes gritando mansamente ou trovejando suavemente.

Sei de muitas histórias da Bíblia em que Deus usou métodos diferentes quando quis falar com alguém. Teve a mula que falou com o profeta... mula mesmo, de verdade.


Teve o peixe que engoliu Jonas. A mensagem em 3D na parede durante uma festa: “Pesado fostes na balança e achado em falta.”.

Falou com Saulo, no caminho de Damasco: “Saulo, Saulo por que me persegues?”.

Na medida em que o mundo foi mudando, o pecado tornou impossível a comunicação direta com Deus. Ele poderia ter se silenciado para sempre, pois fomos nós que nos afastamos dEle, mas por amor decidiu falar. Mas falar não era suficiente; era preciso falar e ser entendido. Então passou a falar por meio de sonhos, por intermédio de plantas, pedras e principalmente através do Espírito Santo.

Ele também escolheu alcançar a humanidade por meio dos profetas. Deus falava com eles em sonhos e visões e essas mensagens chegavam até nós. Se não houvesse o dom profético seriamos incapazes de nos apropriar do segredo da salvação. Nós nos aproximamos de Deus à medida que Ele se revela.

Nos estudos do livro de Daniel, vemos como Deus se comunica com um profeta. Os sonhos ocorrem enquanto o profeta dorme e as visões acontecem quando está acordado. Não surgem assim do nada; são inspirados pelo Espírito Santo. (Leia Daniel 7:1). Algum fenômeno acontecia com Daniel enquanto recebia as visões... sua força física era trocada por uma força sobrenatural e não respirava enquanto recebia a visão. (Daniel 10:17 e18)

A voz de Deus é diferente; por isso, fique sempre atento. Quando falarem pra você que todas as vozes e falas são de Deus, ou quando dizem que todos os caminhos levam a Ele, isso é uma grande mentira. A voz de Deus é singular.

E hoje, mesmo em nossos dias, Ele ainda fala e escolhe Seus profetas.

A Igreja Adventista é considerada uma igreja profética. Em meados do século XXIX uma voz foi ouvida, dizendo: “Deus me mostrou em santa visão”. Era uma garota de 17 anos que havia sido chamada para falar em nome de Deus. Ellen G. White, com uma saúde frágil, nível escolar até o 3º ano do ensino fundamental, recebeu a visão enquanto estava ajoelhada em oração com um grupo de jovens em Portland, estado de Maine/EUA. Durante 70 anos sua voz foi ouvida, guiando, corrigindo, instruindo. Ela ensinava que a Bíblia representa a norma final da Igreja; e no seu primeiro livro, publicado em 1851, ela escreveu: “Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados” (Primeiros Escritos, página 78 - CPB).

Ela recebeu mais de duas mil visões e sonhos e escreveu mais 100 mil páginas. É considerada uma das maiores escritoras do mundo. Escreveu sobre saúde, vida familiar, deu conselhos aos jovens, pais, professores e muitas outras áreas. Todos estes escritos, conselhos e orientações tornaram a Igreja Adventista do Sétimo Dia uma das organizações missionárias de maior extensão e mais rápido crescimento.

Esteve sob olhares dos críticos e ninguém pode apontar uma incoerência sequer; todas as suas profecias encontraram devido cumprimento. Ellen White, sempre foi categórica em afirmar em seus ensinos que a base da igreja é a Bíblia, só a Bíblia:

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105)

“O que profetiza, porém fala aos homens para a edificação, exortação e consolação” (I Coríntios 14:3)


Deus fala e é importante pararmos para escutá-lO. Quanta bondade em deixar-nos ouvi-lO e confiar que Ele está falando sério quando diz: “Bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11).

Então, chegue mais perto e pense na distância que Deus percorre para chamar sua atenção, mas nunca deixe de ouvir Sua voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?