sexta-feira, 11 de agosto de 2017

NÃO É PRA PEDIR E SAIR CORRENDO...



NÃO É PRA PEDIR E SAIR CORRENDO...
Denize Vicente - Cidade Maravilhosa/RJ

Eu me lembro do tempo da escola, quando era dia de prova.

Eu sempre fui aluna aplicada, mas falava pra caramba durante a aula e minha mãe sempre recebia reclamação dos professores, que contavam pra ela que eu acabava meus deveres rápido pra poder conversar com os colegas. Diziam que eu atrapalhava os outros, conversando com eles. Eles não podiam reclamar das minhas notas, e aí se queixavam do meu bate-papo durante a aula. Não à toa eu sonhava em ser jornalista, pra falar à vontade, por dever de ofício.
Mas isso é outro papo.

O que me fez lembrar das provas na escola foi um texto que eu li na Bíblia, esta semana, e que me fez voltar no tempo... A gente via uma pergunta, na prova, e na hora não lembrava da resposta. Você se lembra disso? Acontecia comigo, acontecia com meus colegas e duvido que você nunca tenha passado por isso. Qual era a primeira reação? Não, eu não estou falando de abrir o caderno ou de perguntar pro colega, porque isso é cola, e não era o caso. 

A gente segurava o lápis na mão, a mão segurava o queixo... e olhava pro céu. Ficava olhando pra cima, lembra? Às vezes até batia o lápis na carteira, mas continuava olhando pro céu.

Não raramente só faltava aquela questão. A gente sabia que poderia gabaritar a prova. Só faltava aquela! E continuava ali, às vezes até que o sinal batesse, tentando ver se a resposta vinha. Olhando pro céu.

E o professor?
O que o professor fazia ao ver isso? Você se lembra? Invariavelmente, o professor dizia:

- "Vambora, vambora! A resposta não vai cair do céu!" 
Pois é. Você se lembra disso?
Eu me lembrei assim que li este texto:


"De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã Te apresento a minha oração e fico esperando." Sal. 5:3.


Olha só que coisa!
Sabe quando mal o dia amanhece e a gente já se sente cansado, desanimado, sem forças pros desafios? Quando a gente nem percebe que é um novo dia?

Veja o que Davi disse: 

"Bem cedinho, de manhã, faço a minha oração. Tu, Senhor, ouves a minha voz. Faço a minha oração e fico esperando, vigiando com atenção para descobrir a tua resposta." (tradução da Bíblia Viva)

Era assim que funcionava:
Amanhecia. Davi primeiramente orava; orava, orava muito, sem se cansar, eu imagino. Ele havia acabado de acordar, sua mente estava leve, estava limpa, sem os pensamentos e preocupações que o haviam agitado no dia anterior; então ele orava e nutria a certeza da resposta. Ficava ali esperando a resposta cair do céu.
Esperando a resposta cair do céu.
Davi não orava e saía correndo, apressado. Ficava ali, esperando.

Li um texto do Pastor Alejandro Bullón, em que ele explicava que a expressão: "fico esperando", no hebraico, quer dizer, literalmente, "olho para cima".

Olha que legal! Ficar olhando pro céu, esperando a resposta vir lá de cima. E se as coisas acontecem como a gente desejava, que beleza!, ótimo!, a gente as recebe com gratidão; mas se Deus mostrar outra saída... paciência. Sim. Paciência. A resposta que cai do céu é sempre a certa.

Hoje é sexta-feira. Amanheceu.
Antes de sair de casa, hoje, diga assim: "De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã Te apresento a minha oração e fico esperando."
E então espere mesmo (não se atrase pro trabalho, você pode ir andando e "olhando para cima").
Amanhã é sábado, e aí vem o domingo, depois a segunda, a terça-feira, uma semana inteira pela frente. A cada manhã apresente sua oração; e fique esperando a resposta cair do céu, tá bem?
Aqueles professores da escola não sabiam de nada!

Um comentário:

O que você acha?