sábado, 19 de agosto de 2017

ORQUÍDEA SOLITÁRIA


ORQUÍDEA SOLITÁRIA
Jackson Valoni - Angra dos Reis/RJ

Eram nove horas da noite. Eu estava com fome, fui à cozinha, peguei o resto do almoço, e levei pra sala. Pamela fez pipoca. Antes que eu desse o play no filme, alertei: “se tu for dormir durante o filme é melhor nem ver.” Eu já tinha visto, não queria ver aquele filmeco de novo.

Dei o alerta porque conheço o histórico. Meia hora de filme, dois lotes de pipoca comidos, e ela dormiu. Normal. Não caio mais nessa. Filme em casa agora só às 19h e com as luzes da sala acesas.

Enquanto ela fingia que assistia ao filme, de olhos fechados, fiquei reparando na orquídea violeta que fica ao lado da televisão. Pamela tem cultivado o hobby de cuidar de plantas. Deve ter uns três tipos de orquídeas aqui em casa, fora as outras plantas que não sei o nome, e uma frustrada tentativa de plantar sementes de morango.

Nossa casa é fria e não entra sol. As plantas não duram muito na nossa casa. A primeira vez que comprei orquídeas pra casa foi no Dia dos Namorados - eram brancas e lindas -, e na mesma semana as pétalas já estavam caindo. Pamela havia comprado uma pimenteira, pouco antes das orquídeas brancas, e havia murchando. Atualmente temos algumas margaridas brancas com as pétalas já escurecidas.

As orquídeas ao lado da televisão continuam firmes. Eu acho orquídea uma planta esquisita. Visualmente, não me atrai. Mas aquela ao lado da televisão tem me atraído porque ela tem resistido bastante, ainda que esteja totalmente fora do seu meio natural (se bem que Pamela cuida bem dela).


No dia do meu aniversário uma amiga me mostrou uma matéria onde dizia que as plantas reagem a palavras boas e ruins. Orquídeas são esquisitas. Minha opinião. Prefiro as margaridas que ficavam ao lado do sofá, e que me davam o desejo de comer alguma coisa com molho pesto por causa do aroma que exalavam.

Aquela orquídea está reagindo melhor do que eu imaginava. Do jeito que ela pode, embeleza minha sala. E enquanto minha esposa dorme, a orquídea continua em pé com suas pétalas com leves traços de cor violeta, esquisita, colorindo minha casa.

Pamela começou a revelar a mania dela sobre flores quando comprou esse quadro, em Paraty.

"Pois o Senhor quis que o seu servo aparecesse
como uma plantinha que brota
e vai crescendo em terra seca.
Ele não era bonito nem simpático,
nem tinha nenhuma beleza
que chamasse a nossa atenção
ou que nos agradasse."
(Isaías 53:2, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

Quando Jesus veio à Terra em sua forma humana, recebeu cuidados mais do que especiais. Anjos, seus pais e o próprio Pai O auxiliaram em tudo. Porém, muitas pessoas não enxergavam a verdadeira beleza dAquele homem. Como pode um Ser sair de Seu reino no Céu para vir para um ambiente tão hostil só para me resgatar!?

Quem poderia encarar Jesus enquanto estava ensanguentado? Que orquídea poderia representá-lO? Plantas reagem a palavras boas... Um ladrão viu beleza em Jesus, e conseguiu ser resgatado.

"O Senhor Deus diz:
“Eu quis maltratá-lo, quis fazê-lo sofrer.
Ele ofereceu a sua vida como sacrifício para tirar pecados
e por isso terá uma vida longa
e verá os seus descendentes.
Ele fará com que o meu plano dê certo. Depois de tanto sofrimento, ele será feliz;
por causa da sua dedicação,
ele ficará completamente satisfeito.
O meu servo não tem pecado,
mas ele sofrerá o castigo que muitos merecem,
e assim os pecados deles serão perdoados."
(Isaías 53:10,11)

Você precisa ver a beleza que há em Jesus. Ele reage com o que você faz. Ele quer resgatar você.





4 comentários:

  1. Amo orquídeas!!!
    Amo flores!!!
    As flores purificam o ambiente. 😘

    ResponderExcluir
  2. Por mais que busquemos entender o que Jesus fez, não conseguimos.

    ResponderExcluir
  3. Não tem mais espaço pra plantas aqui em casa! Sinto saudade do cheirinho das margaridas... deu vontade de comer molho pesto agora.

    ResponderExcluir

O que você acha?