quarta-feira, 16 de agosto de 2017

HOMEM DE FERRO


HOMEM DE FERRO
João Octávio Barbosa – Bento Ribeiro City – RJ


Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um industrial bilionário, que também é um brilhante inventor. Ao ser sequestrado ele é obrigado por terroristas a construir uma arma devastadora, mas, ao invés disto, constrói uma armadura de alta tecnologia que permite que fuja de seu cativeiro. A partir de então ele passa a usá-la para combater o crime, sob o alter ego do Homem de Ferro.¹


E foi assim que se recuperou a carreira desse ator norte-americano que já até fizera sucesso anteriormente, mas estava no ostracismo. Robert foi uma dessas celebridades que se deixou levar pela fama, dinheiro, drogas, álcool. Porém, há quase 10 anos, com a estreia do filme “Homem de Ferro”, ele se recuperou e hoje é um grande astro de novo.

Seu papel foi dar vida a esse herói peculiar da Marvel. Diferente de outros, seus superpoderes são todos envoltos em pura tecnologia. E inteligência. Não é um deus-extraterrestre (Thor), e nem tem um físico avantajado, seja pelos cientistas de guerra (Capitão América) ou por um acidente de laboratório (Hulk).


Basicamente todo seu poder de fogo vem da sua espetacular armadura. Não é novidade desse século que armaduras deem vantagem nos conflitos violentos. Desde sempre os soldados de guerra se protegem atrás do metal.

Curiosamente, nem sempre é útil. Lembro de certo soldadinho que se atrapalhou com sua armadura de ferro e preferiu ir para guerra na cara e coragem. Foi Davi, que antes de ser rei recebeu emprestada a armadura de Saul, e a rejeitou, antes de sua batalha contra o gigante Golias. Veja:

E Saul vestiu a Davi de suas vestes, e pôs-lhe sobre a cabeça um capacete de bronze; e o vestiu de uma couraça.

E Davi cingiu a espada sobre as suas vestes, e começou a andar; porém nunca o havia experimentado; então disse Davi a Saul: Não posso andar com isto, pois nunca o experimentei. E Davi tirou aquilo de sobre si.
I Samuel 17:38 e 39


SPOILER FINAL. Curiosamente, aquilo que é essencial para o Homem de Ferro foi dispensável para Davi, que mesmo assim derrotou seu inimigo. Isso porque no caso dele, fora das telonas de Hollywood, seu efeito especial foi o poder de Deus, Senhor dos Exércitos.

Você pode não acreditar nas histórias da Bíblia, mas se dá valor a Marvel sabendo que não é verdade o que se passa dentro dela, pode buscar pelo menos as mesmas lições de moral dos quadrinhos do Stan Lee.

Hoje, o mesmo poder que Davi usou está a sua disposição. Não para seu engrandecimento, mas para sua proteção. Acredite ou não.

Não peço que concordem, espero que reflitam!

_______________________________

Referência:

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-53751/ - acessado em 24/07/17, às 16h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?