quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MASTERCHEF


MASTERCHEF
João Octávio Barbosa – Bento Ribeiro City - RJ

Masterchef é o programa de culinária mais famoso do Brasil, hoje, e isso você provavelmente já sabe. Que ele é transmitido pela Band e tem apresentação da Ana Paula Padrão, também. Você também já conhece o seu emblemático trio de jurados: Henrique Fogaça, Paola Carossella e Erick Jacquin (lê-se Jacã).


O que talvez você não saiba é que a ideia do programa nos remete à Inglaterra, em 1990. Reformado em 2005, ele estreou na BBC e virou febre mundial. Assim como o BBB e outros reality shows, ele é exibido em dezenas de países, igualzinho, nem o nome muda.

E fizeram novas franquias para o mesmo produto. Masterchef Kids, Masterchef Profissional, e Masterchef Celebridades (esse último ainda não foi lançado no Brasil). Os participantes fazem diversos desafios culinários, individuais e coletivos, e, com um eliminado por programa, vai-se chegando à final, quando o vencedor é premiado com dinheiro e outros benefícios.


O processo de ”gourmetização” gerado pelo programa vai na linha do que alguns de nós, mais abastados, têm tido a oportunidade de conferir nos restaurantes. Não basta servir, tem que causar. O sabor é importante, mas precisa de apresentação, aroma, novidade, um “tchan” a mais. E a altos custos, em geral.

Em certos programas o desafio é mesmo complicado. Sempre com um limite de tempo apertado, é necessário se virar com poucos ingredientes. Isso me lembra até de uma história, de um grande banquete, sem nenhum tempo, e sem nem... comida!

Então eles Lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.
E ele disse: Traga isso aqui.
E, tendo mandado que a multidão se sentasse sobre a grama, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.
E comeram todos, e saciaram-se; e sobraram doze cestas cheias.


Nessa história o grande Chef foi Jesus. Na sua prova, ele tinha que alimentar 5 mil pessoas com cinco pães e dois peixes. Não sei qual foi a avaliação que o Jacã (como se lê) fez das finas iguarias, mas sei como ele chamaria, na sua visão gourmetizada: “Le pans di pexê”.

SPOILER FINAL. A cada fim de programa, o cozinheiro que tem seu prato mais mal avaliado deixa o programa. Os jurados, satisfeitos com um pedacinho de cada comida, mandam um participante para casa, e ele se vai com fome da vitória.

Jesus não. Ele conseguiu alimentar a todos. Ele é o pão da vida (João 6:48), e a água viva (João 4:10). Quem vai a Ele não tem mais fome nem tem mais sede.


Você já experimentou esse manjar? “Vem com a gente!” Seu paladar não precisa ser de Masterchef, mas você vai estar sempre saciado da nossa maior fome: a de amor!


Não peço que concordem, espero que reflitam!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?