terça-feira, 1 de agosto de 2017

CRENÇAS - 17


CRENÇAS - 17
Airton Sousa – Direto de Florianópolis Paciência – Rio de Janeiro

Nesta semana estou envolvido em um trabalho de equipe. Você já trabalhou em equipe, na escola ou no seu emprego, e sabe que isso não é uma das melhores tarefas. Você sabe o quanto decepcionante é marcar uma reunião para as 16h e ficar esperando até as 17h, quando começa a aparecer um ou outro, e quando você finalmente começa a reunião repara que só tem uma meia dúzia de gatos pingados... Já aconteceu, né? Já aconteceu na escola, também, quando ninguém se apresentava para o grupo e no final, depois de ter feito o trabalho praticamente sozinho, você ainda tinha que colocar o nome de todos do grupo, todos eles?

A Bíblia conta uma história mais ou menos parecida com essas distribuições de ações em grupos. Vamos ler:

Um homem rico, prestes a iniciar uma longa viagem, chamou os seus três servos e lhes disse que eles seriam os guardiões de seus bens enquanto estivesse ausente. Após o mestre analisar as habilidades naturais de cada um, ele deu 5 talentos a um servo, 2 a outro, e 1 ao terceiro. Em seguida, partiu para sua viagem.

Os servos não perderam tempo e imediatamente adentraram o mundo do empreendimento e dos investimentos.  Aquele que recebera cinco talentos empreendeu e ganhou outros cinco.  Do mesmo modo, o que recebera dois ganhou outros dois. Mas o que havia recebido apenas um fez uma cova no chão e escondeu ali a propriedade do seu mestre.

Depois de muito tempo, o mestre retornou e foi acertar as contas com seus servos. O servo que havia recebido 5 talentos se apresentou. "Meu senhor", ele disse, "o senhor me confiou 5 talentos; veja, aqui estão mais cinco que eu consegui!".

"Muito bem, servo bom e fiel!" O mestre respondeu. "Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!"

Em seguida, o servo que havia recebido 2 talentos se aproximou do mestre. "Meu senhor", disse, "o senhor me confiou 2 talentos; veja, obtive mais dois!" O mestre disse: "Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!".  .

Finalmente, aquele que havia recebido 1 talento se aproximou de seu mestre. "Meu senhor", disse, "eu soube que és um homem severo, ceifas onde não semeaste e recolhes onde não joeiraste; e, atemorizado, fui esconder o teu talento na terra; aqui tens o que é teu!".

A resposta do mestre foi rápida e severa: "Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.".

O mestre ordenou que o talento fosse tomado do servo preguiçoso e dado àquele que tinha dez talentos: "Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes." (Mateus 25:14-30).

Nessa história, só para seu conhecimento, “talento” possui dois significados. Pode ser uma unidade monetária - estudiosos dizem que um único talento era equivalente ao salário de 15 anos de um trabalhador comum.


O outro significado se refere aos dons espirituais concedidos por Deus. Ou seja, os talentos se referem a todos os dons que Deus nos deu.

Jesus Cristo, depois que ressuscitou, em um encontro com seus seguidores, antes que fosse para a casa do seu Pai, deu uma ordem específica: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15).

Repare que ele disse TODO. Não era para um grupo específico, era para toda criatura.

Aquele era um grupo pequeno, poucos seguidores, e Jesus sabia que eles eram incapazes, mas prometeu que eles receberiam poder, “ao descer sobre eles o Espírito Santo”. E o poder veio, e os resultados foram chocantes! No mesmo dia em que receberam o Espírito Santo, eles batizaram 3.000 crentes. Fantástico!

É como aqui no blog, onde nós sete temos uma responsabilidade, cada dia, de falar alguma coisa para você, sobre esse evangelho de Jesus Cristo. Sim, é isso que estamos fazendo aqui, cada um com seu talento, seu jeito de falar e escrever, cada um com seu dom está escrevendo diariamente para você, meu querido e minha querida. Porque há algo em você que Deus ama. Não é que “aprecie”, ou “aprove”; Ele “ama”. Os olhos de Deus ficam arregalados, o coração dele bate mais rápido. Ele o aceita, Ele o ama e quer que você faça parte da Sua família.

Nesta séria série, que você vem acompanhando, esta é a 17ª crença. Os “dons espirituais”. Para alcançar você Ele distribuiu os dons, ou talentos, a cada filho Seu. Todos os dons são importantes, e o maior deles é o amor.


Eu creio nisso e agradeço ao Espírito Santo, que escolhe quais dons eu posso usar e me capacita para ser um “servo fiel”. Eu peço sempre que Ele me torne mais humilde e sempre disposto a aprender mais, e que eu nunca desista deste espaço aqui para dizer que você é muito importante para Deus.

 “Deus ama cada um de nós, como se houvesse apenas cada um de nós” (Agostinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?