segunda-feira, 27 de novembro de 2017

SAL

SAL
Vinicius Mendes

Vocês são o sal da Terra. Mateus 5:13, Nova Bíblia Viva

Você já parou para pensar por que chamamos a combinação de verduras e legumes de salada? Já se perguntou também por que o dinheiro que os traba­lhadores recebem no fim do mês recebe o nome de salário? A resposta está nas três primeiras letras. Para amenizar o sabor amargo de algumas hortaliças, os romanos resolveram acrescentar pitadas de sal a elas. O coadjuvante roubou a cena e aca­bou ficando com o nome do famoso prato. Por sua vez, o termo "salário" revela a importância que o sal sempre teve para as pessoas. O "dinheiro" que os legionários romanos recebiam para expandir o império eram quantidades de sal. A própria pa­lavra "soldado" mostra isso, pois significa "aquele que recebe o pagamento em sal".

Desde os primórdios da humanidade, o cloreto de sódio desempenha um papel fundamental. Na cozinha, é responsável por conferir sabor aos alimentos. Embora seu uso deva ser moderado, o sal tem um componente essencial para vida: o sódio. Sem ele, o corpo não seria capaz de transportar nutrientes e oxigênio para os órgãos.


Além de seu valor nutricional e de sua capacidade de conferir sabor, o sal é re­conhecidamente um elemento de conservação. Tente imaginar as casas de antiga­mente que não tinham geladeira. Como os alimentos eram mantidos? Cedo, então, a humanidade descobriu que o sal em contato com os alimentos poderia resolver esse problema. A carne de sol, por exemplo, é resultado disso. A grande quantidade de sal adicionada a ela impede seu apodrecimento e ainda lhe acrescenta sabor.

Possivelmente, foi pensando em tudo isso que Jesus comparou a influência do cristão ao sal. Ele sabia que o mundo sem pessoas vivendo o evangelho seria extre­mamente amargo, pois faltaria paz, salvação e esperança. Como pitadas de sal no meio da amargura do mundo, os cristãos têm o dever de temperá-lo. Em tempos de apodrecimento moral, os cristãos devem ser para a sociedade o sal que conserva os princípios da Palavra de Deus, impedindo que a podridão consuma completamen­te a humanidade e tire a esperança de muitos de receber a salvação.

Por isso, ore hoje para que suas palavras e atitudes amenizem a amargura da vida de alguém e para que Deus use você como agente de conservação contra o apodrecimento da sociedade. Jesus conta com você para deixar o mundo mais saboroso e saudável.

Vinicius Mendes – Inspiração Juvenil – Siga o Mestre - CPB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?