segunda-feira, 20 de novembro de 2017

PRECONCEITO


PRECONCEITO
Vinicius Mendes

Ele não é o filho de José? Lucas 4:22

A revista Superinteressante divulgou uma pesquisa da Universidade de Milão que pretendeu medir os níveis de empatia de seres humanos em relação à dor de outras pessoas. Noventa voluntários foram expostos a imagens em que outras pessoas eram feridas. Segundo os cientistas, quando alguém se machuca, o cére­bro reage como se a dor fosse nossa. 


Entretanto, o grau disso depende do nível de empatia que temos com a pessoa ferida. De acordo com a pesquisa, os brancos mostravam níveis mais baixos de empatia quando quem sentia a dor era negro.


O preconceito racial é terrível, mas, infelizmente, não é o único. Gordos, magros, feios, bonitos, pobres, ricos, estrangeiros compõem a lista interminável de vítimas. Preconceito é uma ideia preconcebida revelada em uma atitude discriminatória em relação a pessoas, crenças, sentimentos e comportamentos. "A prova devia estar bem fácil, porque até ele (um negro) conseguiu tirar uma nota boa!" "Esse gordo é um peso em nossa vida!" "Se não fossem os pobres, nossa cidade seria mais limpa." "Por que esse povo não fica no próprio país?" Essas são apenas algumas frases que reproduzem o preconceito que está nas entranhas da sociedade.


Às vezes, o preconceito pode ser sutil, como na ocasião em que a porta giratória do banco "coincidentemente" trava na vez de um negro ou quando um obeso qualificado profissionalmente perde a vaga de emprego para alguém com menos quilos e menos talento. Pode também se revelar de forma bem evidente e violenta, como a torcida adversária que imita macacos para desequilibrar o jogador negro ou no caso da garota obesa, que no intervalo das aulas, "escolhe" ficar na sala para não ser "homenageada" por gente perversa, que não consegue medir o peso absurdo das injúrias que lançam nos ombros da menina.


Jesus não passou em branco como vítima do preconceito. Quando se tornou adulto e famoso, seus conterrâneos nazarenos perguntaram sobre ele: "Por acaso, Ele não é o filho do carpinteiro? [...] De onde é que Ele consegue tudo isso?" (Mateus 13:55, 56). Quer saber o resultado desse preconceito ridículo? "Jesus não pôde fazer muitos mi­lagres ali porque eles não tinham fé" (Mateus 13:58). O preconceito é terrível e tem o potencial de fechar portas e limitar possibilidades. Cuidado, pois ele pode estar impe­dindo você de enxergar a beleza da vida. 


Permita que hoje Deus abra seus olhos para que você enxergue as pessoas com respeito e amor, exatamente como Ele faz.

Vinicius Mendes - Siga o Mestre - CPB - 2017 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?