quinta-feira, 5 de outubro de 2017

VICIADOS DO BEM?!



VICIADOS DO BEM?!
Carina Baptista - Texas - USA

Oi pessoal, tudo bem com vocês??

Dia desses, ainda no Brasil, eu estava assistindo a um programa na TV Novo Tempo falando sobre viciados em internet; então, começaram a saltar frases em minha mente - com vozes familiares - que diziam: “Ah, eu sou viciada nesse chocolate!", "Eu sou viciada nessa bebida.", " Eu não vivo sem essa novela/série!", fora outros tantos vícios que a gente conhece. Percebi que estamos viciados em muitas coisas, na maioria das vezes coisas que não nos fazem ser mal vistos na sociedade, e é aí que mora o perigo.

Antes de continuar vamos esclarecer o que, segundo o dicionário, significa “vício”:

"'Vício' sm (lat vitiu) 1. Defeito físico ou moral; deformidade, imperfeição. 2. Defeito que torna uma coisa ou um ato impróprios, inoperantes ou inaptos para o fim a que se destinam, ou para o efeito que devem produzir. 3. Falta, defeito, erro, imperfeição grave, viciação, viciamento."

Resumindo, vício não é algo bom! E se não é bom, por que ter em nossa vida? Apenas por esse motivo já seria inteligente considerar não alimentar nossos vícios, mesmo que sejam em algo bom, e vou explicar o porquê!
         
Gostaria apenas de deixar claro que não estou considerando as vezes que falamos, "da boca pra fora", que somos viciados em algo; não serei tão radical (embora parte de mim diga que nem "brincando" é bom ser dependente de alguma coisa, por que o cérebro pode acabar acreditando).

Mas, Carina, você falou que nem em coisas boas devemos ser viciados... Qual o problema?
Bem, devemos almejar uma vida temperante, ou seja, equilibrada. Quando nos tornamos dependentes, tendemos a negligenciar outras coisas importantes. Por exemplo, fazer exercícios regularmente é algo saudável e altamente recomendado; porém, pessoas que passam o dia inteiro na academia acabam negligenciando o restante de sua vida (social, familiar, acadêmica).

Deus deseja que sejamos livres. Um dos principais problemas do pecado é que ele nos aprisiona fazendo-nos acreditar que "não tem nada a ver". Devemos pedir a sabedoria que vem do céu para ter uma vida livre de vícios de qualquer natureza.

Faça um teste: pense em algo que você gosta muito de fazer (ler, ouvir música, comer, beber), escreva em um papel quanto tempo tem dedicado a essa atividade, e reflita se você tem deixado de fazer atividades com seus amigos e familiares por conta disso. Se a resposta for positiva, não é pra se desesperar e se inscrever no primeiro grupo anônimo de "viciados em qualquer coisa" que achar, mas peça ajuda a Deus, converse com Ele, como se faz com um amigo. Ele conhece você muito bem e sabe como ajudar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?