terça-feira, 3 de outubro de 2017

CRENÇAS - 26


CRENÇAS - 26
Airton Sousa – Direto de Paciência - Rio

Até hoje sinto aquela sensação de desespero e tristeza que senti quando recebi a notícia pelo celular: “O nosso José Carlos faleceu.”.

Não era possível... Uma pessoa que até ontem estava por aí, dando alegria e servindo a todos, de repente, por conta de um infarto, morre assim de uma hora para outra. O desespero que tomou conta de todos foi grande. Os médicos informaram que ele morreu sentado, enquanto conversava. Foi um ataque fulminante que pegou todo mundo de surpresa. Os amigos apareceram rápido para nos confortar. Minha irmã Bete, a viúva, estava inconsolável; meus sobrinhos, desesperados. Que dia triste! Para nossa família foi uma sensação muito diferente de tudo o que já havíamos experimentado... Somos uma família enorme, mas não temos histórico de doença e mortes na família. Nenhum de nós havia, até então, passado um único dia dentro de um hospital. Foi a primeira vez que nos deparamos com a morte.



Mas tudo muda quando temos esperança. O caixão deixa de ser apenas uma caixa onde escondemos os corpos e passa ser um lugar onde o corpo é mantido até que Deus o chame de volta para a vida. A cerimônia fúnebre é cheia de esperança. Os hinos que cantamos e as palavras ditas pelos amigos, mesmo emocionados, indicam que cremos que a morte é passageira e que haverá a ressurreição.


Mas deixa eu te explicar isso.

Embora muitos acreditem e digam que “nosso querido está com o Senhor, vivendo na alegria eterna, e lá de cima ele está cuidando de nós...”, isso não é verdade.

A Bíblia ensina que a morte é um sono. Ficamos inconscientes: “Os mortos não sabem coisa alguma” (Eclesiastes 9:5). Nossos pensamentos cessam: “Sai-lhes o espírito e eles tornam ao pó. Nesse mesmo dia perecem todos os seus planos.” (Salmos 146:4). Não podemos louvar a Deus: “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem à região do silêncio.” (Salmo 115:17).

Os mortos sendo bons ou maus vão ao túmulo. “Este é um ensino bíblico. A falsa crença de que os mortos estão conscientes tem levado muitos crentes sinceros a aceitarem ensinos incorretos.” (Nisto Cremos, página 114)

Mas a história não termina na morte. Embora o salário do pecado seja a morte, Ele prometeu a vida eterna em Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus e a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”.

Por intermédio de Jesus Cristo, Deus tornou possível a redenção, a vida eterna do homem. “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12)

Algum dia este mundo tremerá novamente. Num piscar de olhos a Terra vai tremer. Corpos empurrarão a terra e romperão a superfície do mar. E nós ouviremos a voz do pai chamando seus filhinhos. Todos pelo nome. Será um dia glorioso.


“E quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?” (I Coríntios 15:54-55).

Eu agradeço a Deus pela promessa da ressurreição. Nós não tememos a morte, pois cremos que quando Cristo aparecer para buscar a todos, até nossos queridos que já morreram, todos ouvirão a voz de Jesus. Os justos mortos e vivos serão glorificados e levados com Ele.

Que grande dia será esse! Que esperança maravilhosa! Que conforto para Camila, Carina e Mateus verem novamente seu pai e abraçá-lo, dizendo: Nunca mais iremos nos separar!


“E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?