quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

STAR WARS








STAR WARS
João Octávio Barbosa – Bento Ribeiro City – RJ

Antes de ler este texto, nas belas construções gramaticais do Mestre Yoda, entender você deve: um blog de filmes não somos; mas fazemos uso deles para chegar a uma conclusão posterior. E trabalhamos com utilidades públicas também. Então, aqui estou hoje para preparar o terreno dos iniciantes da saga Star Wars, distrair a ansiedade dos fãs até o próximo filme, e, principalmente, trazer uma pitada de algo mais às lições de moral da saga.


Linha do tempo nunca foi algo que a produção se preocupou em manter cronologicamente. Depois do grande sucesso nos anos 70 com três filmes, no fim dos 90 foram lançados mais três, mas contando histórias que aconteceram antes das primeiras. Agora no século XXI estamos no meio de mais uma trilogia que se passa, porém, após os eventos mostrados na década de 70.

Mocinhos vitais: Luke Skywalker (um garoto comum do planeta Tatooine que se torna um dos maiores Jedis que a Galáxia já viu), Obi-Wan Kenobi (Jedi que ensina a Luke tudo o que ele sabe), Princesa Leia (uma das maiores líderes da Aliança Rebelde e irmã gêmea do Luke), Han Solo (trambiqueiro e convencido, é o piloto da Millennium Falcon e ajuda o Luke e a Princesa Leia a salvar a Galáxia), Chewbacca (é o copiloto, de uma fonética louvável), Yoda (monstrinho verde e um poderosíssimo e sábio Jedi), C-3PO (um robô dourado, alto e reclamão), e R2-D2 – um robozinho azul e branco, muito fofo).


Vilões vitais: Darth Vader ou Anakin Skywalker (o vilão antes era do bem, mas foi seduzido para o lado negro da Força e se torna um Lord do Império. É pai do Luke e Princesa Leia), Imperador ou Darth Sidious ou Palpatine (um cara de vida dupla que alterna entre um senador de Naboo na República da Galáxia e um Lord Sith), e Jabba (uma lesma enorme, gângster do mal e sem escrúpulos).


É uma “war”; então, é sobre poder. É nas “stars”; logo, envolve todo o Universo. A “Força” é aquilo que comanda. Quem tem a força? Esse é o conflito, o grande conflito entre o lado do bem e o do mal.

Mas seria esse um Universo fake criado pela originalidade de George Lucas, ou ele captou uma velha e batida história mundialmente difundida entre todas as crenças, credos, religiões e fé por todo o mundo - a de que há uma guerra do bem contra o mal?

E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos...

SPOILER FINAL. Muitos de vocês descobrirão em breve o que Luke esteve fazendo por todos esses anos, verão seu reencontro com sua irmã Leia, saberão como Rey vai se tornar uma Jedi, e quem são os pais dela, entre outras coisas. Não temos informações aqui para desvendar esses mistérios, mas podemos falar de outro conflito espacial. Algo que afeta sua vida fora das telas de cinema.

De alguma forma tão misteriosa como nos filmes, o mal surgiu no Universo e foi parar aqui no planeta Terra quando os seres humanos depositaram sua Força, que era a obediência, no Mal ao invés de depositá-la no Bem. E cá estamos nós num mundo de morte, sofrimento, angústia, fome, pobreza, violência, doença...

Pode não parecer agora, pelo que a gente é capaz de ver, mas grandes batalhas foram disputadas. A morte e ressurreição de Jesus foram as principais, e nelas o Bem se saiu o grande vencedor. O grande inimigo, representante de todo o Mal, está vencido e sem forças; basta esperar a volta de um Grande General, que em breve voltará para sacramentar a vitória, Jesus.

De que lado você vai estar? Que a Força esteja com você.

O Senhor é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação.


Não peço que concordem, espero que reflitam!

_____________________________________

Referências:

<https://theshoppers.com/star-wars-para-iniciantes-conheca/>, acessado em 12/12/2017
<https://www.aficionados.com.br/star-wars-the-last-jedi/>, acessado em 12/12/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?