sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

EMOÇÕES

EMOÇÕES
Denize Vicente – Rio de Janeiro/RJ

Durante os primeiros três meses de 2011 a gente estudou um pouco sobre “emoções”, na igreja que eu frequento (bem, eu faço um pouco mais do que apenas frequentar, mas não vem ao caso. Rs)

Numa daquelas semanas, o tema foi “ansiedade”.
Naquela mesma época eu escrevi um texto... e hoje eu o encontrei e pensei em publicar pra vocês:

Eu acho que a preocupação é um dos maiores fardos que alguém pode carregar. E livrar-se da ansiedade talvez seja nossa maior necessidade. Eu realmente acredito que estar feliz e confiante é uma bênção. E aqui está uma outra verdade: eu sempre prefiro a felicidade e a confiança, no lugar da angústia e da preocupação.

É que a ansiedade tem a ver com as incertezas, com a dúvida, o não saber; ela afeta você emocionalmente e causa um estrago incrível no corpo inteiro! Começa na mente mas invade seu corpo todo; vai corroendo você todinho; você se sente debilitado fisicamente quando se deixa levar pelas preocupações; e fica a poucos passos de um abismo ridículo e profundo chamado depressão. Só pensa nisso, só fala nisso, só sofre. (...)

Curiosamente, um mesmo fato, além das diversas leituras permite diversas reações. Eu confesso que já não me apavoro diante das situações que abalam minhas emoções. Admito, entretanto, que minha primeira reação é a taquicardia - o primeiro passo para a ansiedade tomar conta de mim. O coração acelera. Dou uma tremida. Arrepio, até. 

É aí que eu procuro as minhas opções. E definitivamente faço esforço, se for preciso, mas elimino a ansiedade. Digo cheia de convicção: "Chega! Sai fora!".

Mais de dez minutos com o coração acelerado eu não me permito. Respiro fundo. Três, quatro, dez vezes, se for preciso. Engulo seco, às vezes. Seco a lágrima, quando escorre. Estalo os dedos. Faço um alongamento. Oro. Não penso muito. Esqueço um pouco. Adio decisões, se for o caso. Não assino o papel, não compro, não vendo, não ajo de imediato. Dou um tempo. Dou ao outro o benefício da dúvida, se for o caso. Dou uma volta. Dou um pulo na sala, pego minha bombonière e escolho um chocolate bem gostoso. Dou uma de forte. Passo um batom bem vivo. Lembro-me de Paulo: "... então é que sou forte.". O que importa é afastar a ansiedade e a preocupação. Desviar o foco. Mudar de assunto. Não deixar render. Não alimentar a angústia. Não se apegar às dúvidas. E se agarrar nas certezas.

Passadas algumas horas, meu corpo não me nega um sorriso.

A mente, liberta da ansiedade e das preocupações, está pronta para trabalhar com independência. Você consegue pensar com liberdade. Que delícia! Percebe que perdeu pouco tempo da vida com a preocupação, desta última vez. E já está de novo com o pé na estrada, vivendo.

Quando a gente se afoga na preocupação e na ansiedade, perde energia, alegria, perde o viço, perde até a paz. É um preço muito alto. Não tenho bala na agulha pra isso...


E você? Como é que lida com as suas ansiedades?


Em 2018, mais precisamente em maio, a gente vai distribuir um livro megaespecial, chamado O PODER DA ESPERANÇA. Nele o autor fala sobre ansiedade, depressão, traumas... traz dicas e trata de esperança. Não é um livro grande, pesado, enorme. Mas é profundo e essencial. O autor (Michelson Borges - Jornalista formado pela UFSC e Mestre em Teologia pela Unasp) diz assim: “Transformar o futuro de alguém é consequência da minha própria transformação. A vida de repente era tão mais leve que eu me senti liberto. Essa foi a decisão mais importante da minha vida. Toda aquela verdade era impossível de ignorar, mesmo entre tanta tristeza, dor, desespero...”. São dez capítulos: 1. Saúde também é coisa da sua cabeça 2. Ansiedade: excesso de futuro 3. Depressão: excesso de passado 4. Estresse: excesso de presente 5. Trauma psíquico 6. Escravo dos vícios 7. Sentimento de culpa 8. Um monstro dentro de nós 9. Dicas do Fabricante 10. O poder da esperança.

Em maio de 2018 ele será lançado e você pode ganhar uma versão impressa do livro como um presente da gente – seus amigos do #entaoserve. É só pedir.

O poder da esperança começa com cada um de nós e por isso nós vamos doar livros e compartilhar esperança.

Preencha o “Formulário de contato” nos comentários aí ao lado direito da sua tela (se você está lendo no celular, role a tela até lá embaixo e toque em “Visualizar versão para web”). Você pode aproveitar para tocar em “Seguir”, pra acompanhar nosso perfil no Google+, e depois, então, preencher o “Formulário de contato”. Seus dados e sua mensagem não ficarão expostos nem serão publicados, ok?

Um grande abraço, cheio de esperança!
#CompartilheEsperança


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?