sexta-feira, 10 de abril de 2020

PÁSCOA EM TEMPOS DE COVID19


PÁSCOA EM TEMPOS DE COVID19
Denize Vicente – em casa – Rio de Janeiro – RJ

Páscoa é tempo de comemorar. Celebrar as duas grandes oportunidades de libertação que Deus deu aos Seus filhos: a primeira - a saída do Egito, quando os homens passaram da escravidão para uma nova vida, numa terra de fartura; a segunda - quando Deus ofereceu Seu próprio Filho para redimir os pecados da humanidade.

Mas o que é "pecado"? O que quer dizer "aceitar Jesus como Salvador"? "Redimir a humanidade"? Às vezes isso pode parecer tão “frase feita”, não? Quando alguém diz que "Jesus morreu para salvar os homens dos pecados deles", isso pode soar tão abstruso, tão formal, obscuro, abstrato... Quem são os homens? Quais são os seus pecados?


Penso que Jesus Cristo não morreu "pelos homens"; dizer que Ele morreu “pela humanidade” O afasta de mim, dando-me a impressão de que morreu pelos outros, para outros, em lugar dos outros. Prefiro pensar que Ele trocou de lugar comigo; morreu para que eu não precisasse morrer. Isso faz do Seu sacrifício uma coisa mais pessoal. Bem pessoal.

E quanto aos pecados? O que é pecado? Ora, pecado é tudo aquilo que atrapalha minha convivência comigo mesmo e com a minha consciência; tudo que atrapalha meu relacionamento com o meu próximo, tudo que me afasta do meu Deus.

E então a fofoca é um pecado, a manipulação da verdade é pecado, o meu comodismo é pecado, a indiferença e a intolerância são pecados, achar que sou melhor do que alguém que está ao meu lado, no ônibus, na rua, na praça, na igreja, só porque não tenho o vício que o outro tem, ou porque não me visto como ele se veste, ou porque sei de cor uns versos da Bíblia... isso é pecado. E foi para nos salvar dessas coisas que Jesus aconteceu.

Penso que compreenderemos melhor o sacrifício desse Deus que se fez homem e passou pela morte (e morte de cruz!), se aceitarmos que Ele teria feito tudo isso mesmo que apenas uma pessoa precisasse desse tipo de salvação; se somente eu precisasse; teria feito tudo só por
 mim; ou só por você. Compreenderemos tudo melhor se admitirmos que a vida, sem Ele, tem muito menos sentido.

O que se convencionou chamar "pecado" é apenas parte daquela imensa lista de coisas desagradáveis que costumam cercar nosso dia a dia - e não apenas a cobiça, a inveja, o adultério, a luxúria, o desonrar pai e mãe, a avareza, a gula, a ira, o orgulho, a preguiça... Pecado é tudo aquilo que nos separa de Deus e nos atrapalha a viver em harmonia com Ele, com os nossos semelhantes e com o nosso próprio eu. E, vamos combinar, somos muito pecadores. Todos nós. Atire a primeira pedra quem estiver sem nenhum pecado.



Que nesta sexta-feira, que costumamos chamar de “Sexta-feira da Paixão” em alusão ao sacrifício de Jesus Cristo, você reflita um pouco sobre como foi sofrido para Ele, mesmo que cheio de amor, passar por tudo o que passou.

Depois vem o “Sábado de Aleluia”. Aproveite para descansar, como é próprio dos sábados, e reconheça esse amor com aleluias e músicas de alegria, como é próprio dos que sabem agradecer. Tudo pela chance de libertação que a morte de Cristo lhe proporcionou.

E quando chegar o "Domingo de Páscoa" festeje a ressurreição! Porque se Ele ressuscitou, Ele venceu a morte, e nos trouxe a certeza de que esse grande inimigo é o último a ser vencido, e será.


"Porém bem cedo, no domingo de manhã, elas levaram perfumes ao túmulo - E verificaram que a enorme pedra que fechava a entrada havia sido rolada para um lado. Então entraram - mas o corpo de Jesus havia desaparecido!

Ficaram ali assustadas, procurando imaginar o que poderia ter acontecido com o corpo. De repente, apareceram dois homens diante delas, vestidos de mantos tão brilhantes que os olhos delas ficaram ofuscados. As mulheres ficaram amedrontadas e se curvaram diante deles.

Então, os homens perguntaram: 'Por que vocês estão procurando no túmulo Alguém que está vivo? Ele não está aqui! Ressuscitou!'..."
Lucas 24: 1-7

E unicamente porque Ele ressuscitou e vive eu posso acreditar que há esperança para este mundo, há esperança de vida, há esperança de renovação. Porque Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. (João 11:25)

Que a esperança de uma nova vida, trazida com a morte e a ressurreição de Cristo, seja um bálsamo para as nossas dores. E que tenhamos o necessário cuidado para não crucificá-lO de novo, com nossas transgressões ao amor e à retidão com que Ele nos ensinou a viver.

Paz, amor e harmonia para você e sua família.
Saúde para todos. 
Conforto para os doentes nos hospitais, para as famílias enlutadas, para aqueles que não têm onde sepultar nem cremar os seus mortos.
Gratidão a todos que sacrificam a sua própria saúde em benefício de todos nós.
Que a Páscoa deste ano, em meio a toda essa pandemia, tenha um significado especial na minha e na sua vida.

Feliz Páscoa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?