quarta-feira, 15 de abril de 2020

ESTOU EM PAZ?


ESTOU EM PAZ?
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ

Em 2009 uma música gospel se popularizou no Brasil inteiro tornando-se hit de vários estilos musicais. Conquistou diversas premiações e sem dúvidas entrou para o ranking das músicas mais tocadas da época nos mais variados ambientes e reuniões.

Uma música, basicamente, é composta por elementos como a melodia, a harmonia, o ritmo. Podemos encaixar a letra como uma parte integrante da melodia. No caso da música “Faz um milagre em mim” do Régis Danese, sucesso em 2009, bastava à melodia começar a soar para alguém cantar: “Entra na minha casa, entra na minha vida...”.

Como essa música se tornou um “chiclete” na mente, acabamos por não nos atentar, muitas vezes, a outro elemento muito importante da música, especificamente a cristã... Eu me via constantemente cantando a canção por cantar, não me atentava à letra, ou seja, não havia verdade em minhas palavras naquele momento.

A música cristã é parte essencial da adoração a Deus. Pois um de seus elementos é o de servir como exaltação a Deus, oração, ou reflexão. A música cristã deve elevar nossos pensamentos ao alto, dentro de uma atmosfera única de amor a Deus.

A canção “Faz um milagre em mim” tem uma letra onde o adorador se coloca numa posição de servo e de total dependência do Senhor da sua vida. Uma oração de entrega da própria existência em forma de música e que muitas vezes não refletimos, e terminamos cantando algo tão forte e intenso de forma mecânica e habitual.

         “Cantem ao Senhor um novo cântico; cantem ao Senhor, todos os habitantes da terra! Cantem ao Senhor, bendigam o seu nome; cada dia proclamem a sua salvação!”
Salmos 96:1-2

Certa vez, eu estava ensaiando com alguns amigos a música “Estou em paz” do grupo Novo Tom. A música, recém-lançada, já era bem conhecida entre os jovens cristãos da época. Em alguns dos ensaios alguém se atentou para a letra da música e questionou se havia verdade no nosso canto. Eu realmente fiquei pensativa... Será que se, de fato, o mundo caísse eu estaria em paz? Se o mundo desmoronasse diante meus olhos paz haveria no meu coração?

Como muitas outras músicas, essa também tinha uma melodia forte, um apelo carregado de emoção e uma razão que eu precisava descobrir...

Depois de anos, eu, individualmente descobri essa razão. O grupo Novo Tom regravou essa música recentemente, em meio a esses tempos de distanciamento social, e eu pude revivê-la, E, sim, agora ela faz muito mais sentido. Depois de anos, mais madura e vivendo algo tão intenso no mundo, assim como vocês, posso cantar essa música com muito mais certeza, ou, pelo menos, pedindo a Deus que meu canto seja na tentativa de continuar trilhando os caminhos de Cristo. E que se o mundo cair eu possa estar em paz!

Louve a Deus com seu canto! Um canto de adoração, de alegria e de muita esperança. Atente-se às composições e cante com verdade. Sinta o afago, o carinho e o amor de Deus por você.

Esteja em paz, continue firme, vai passar!



Um forte abraço! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?