quarta-feira, 8 de abril de 2020

O PLANO PERFEITO


O PLANO PERFEITO
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro - Rio de Janeiro - RJ             


Uma das definições da palavra “plano”, no dicionário, é a seguinte:    

“Conjunto de operações programadas para um determinado fim.”
(Dicionário Michaelis)

Todos nós temos planos, dos mais simples e rotineiros aos mais complexos e importantes. Por saber da flexibilidade da vida, muitas vezes elaboramos o plano B, o plano C e até o D para chegarmos a um único objetivo. Mas, muitas vezes também, por algum motivo, elaboramos algum plano perfeito, infalível, pra alcançarmos o que desejamos.

Não sei exatamente quando conheci o romance “Romeu e Julieta” de Shakespeare, mas sei exatamente o que essa história me causou. Como aquele plano da bebida que desmaiou Julieta por um tempo não deu certo?! Era um plano perfeito. Era um amor perfeito. E me deu muita revolta pelo trágico desfecho!

Semana passada iniciei esse assunto, aqui no blog, e refletimos sobre como nossos planos são frágeis e sobre como nos reinventar em face da frustração é determinante para crescermos e continuarmos seguindo nossa vida. Conversamos sobre a necessidade de colocar nossos planos nas mãos de um Deus que nos ama e quer a nossa felicidade.

Não somos capazes de garantir que um plano vai dar certo, mas somos capazes de acreditar em alguém que desenhou um plano perfeito de salvação para a humanidade.

Nesta semana especial de Páscoa quero compartilhar com você de forma simples que plano é esse e como você e eu estamos inseridos nele de forma decisiva.

Há muito tempo, quando a Terra era vazia e sem forma, Deus exteriorizou todo o Seu amor em forma de vida. Com elementos animados e inanimados Deus formou este Planeta e criou o ser humano a Sua própria imagem e semelhança. Ele nos amou primeiro. (Gênesis 2:7)

O casal original vivia de forma plena e recebia a visita de Deus todos os dias. Naquele lugar não havia espaço para maldades, contendas, violência, dor...

Até que um dia essa atmosfera se transforma. Algo de ruim acontece. O primeiro casal desobedece a Deus, dando ouvidos ao mais traiçoeiro dos seres. (Gênesis 3:6)

O pecado entra e atinge Adão e Eva e, por consequência, todos nós: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5:12)

E como a própria lei de Deus define, quem peca está sujeito ao efeito do pecado. A morte. “Porque o salário do pecado é a morte...”. (Romanos 6:23)

Seria o fim da humanidade? E todo aquele amor e misericórdia de Deus?!

É nesse momento que o maior plano da História entra em ação. Nem o amor de Romeu e Julieta pode ser comparado com o amor de Deus por nós!

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.(Romanos 6:23)

Em Seu plano justo Deus define que, se por um homem o pecado entrou, também seria por um homem que a humanidade seria justificada, perdoada e aceita novamente em Seu reino.

Jesus, o filho de Deus, veio a este mundo, colocou todos os pecados da humanidade em seus ombros. E morreu para pagar o preço do meu e do seu pecado.

“Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.” (Romanos 5:19)

  
Jesus morreu, mas ressuscitou. Ele validou todo o plano da salvação provando Sua vitória até sobre a morte.

Hoje, por intermédio de Jesus, qualquer pessoa pode se reconciliar com Deus. Só é necessário crer e confessá-lo como seu Salvador e Senhor. Reflita nesse plano que foi elaborado para lhe salvar. E nesta semana, em que nos lembramos do sacrifício de morte de Jesus, deixo uma das maiores pérolas bíblicas que alguém pode guardar no coração:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.” (João 3:16,17)

Um forte abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?