quarta-feira, 27 de maio de 2020

FELIZES OS POBRES


FELIZES OS POBRES
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ            

Não me recordo, em todos os meus anos de vida, de viver em uma sociedade tão polarizada quanto esta que se apresenta. A loucura dos extremos cria inimigos mortais. É mais ou menos assim: se não está comigo é contra mim. Qualquer opinião, ideia ou fatos positivos que estejam do outro lado do polo não podem ser verdade. A verdade, a bondade, a lealdade está apenas no meu extremo. E qualquer um que ouse dizer o contrário se torna um rival traidor.

Com isso criaram-se no Brasil grupos que se acham superiores a outros em vários aspectos: na honestidade, no modo de vida, nas ideias etc. Essa suposta superioridade é proclamada com batidas no peito e gritos de ordem que causam grandes desgastes sociais e me fazem pensar com preocupação no caminho que este país, onde 80% (IBGE) se declara cristão, está seguindo.

Quando Jesus sobe o monte para pregar o sermão da montanha, Ele começa com os princípios fundamentais do Seu reino, as chamadas “bem-aventuranças”. Esses princípios são características do próprio Cristo e que Ele espera que nós também tenhamos. 

Jesus começa assim:

Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas. Mateus 5:3

Quando pensei nas questões que estão na introdução desse texto e analisei a primeira bem-aventurança, eu me lembrei na hora de uma parábola contada por Jesus, para ilustrarmos.

Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: “Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho.”.


Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: - “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!”.

E Jesus terminou, dizendo:
— Eu afirmo a vocês que foi esse homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido. Lucas 18: 10-14

Quando Jesus diz que felizes são as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, Ele não está se referindo a pobreza material. Jesus está se referindo a humildade de espírito. Só pessoas humildes são capazes de ouvir, de reconhecer erros, mudar, crer e aceitar os ensinos de Jesus. Ele está dizendo o quanto a presunção é perigosa; ela faz você crer que é autossuficiente, que se basta, que tem o controle das coisas. E, cá pra nós, nós sabemos que não temos...

“A pobreza de espírito é essencialmente o destronamento do orgulho”.
[Fitch, William, bem-aventuranças de Jesus (1961)]

Os princípios do reino são fáceis? Não. Mas Cristo deixou esse primeiro justamente para sairmos dos nossos tronos intransponíveis de hábitos, ideologias e verdades cômodas para, com HUMILDADE, aprendermos que fazemos parte de uma imensa comunidade humana que Jesus amou e ama. Não somos melhores; somos parte.

Próxima bem aventurança:
Bem aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Um forte abraço!
         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?