quarta-feira, 20 de maio de 2020

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS


PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro­ – Rio de Janeiro - RJ

Há alguns meses precisei me aprofundar um pouco mais no estudo das palavras proferidas por Jesus em um monte. O famoso sermão das bem-aventuranças, descrito em alguns evangelhos (Mateus 5-7, Lucas 6), é um compilado de ensinamentos preciosos e importantíssimos que descrevem de forma simples e muito profunda os princípios fundamentais do Reino de Deus.

A princípio o sermão deveria ser feito em uma praia, para Seus discípulos. Jesus precisava passar o máximo de instrução para aqueles homens que O sucederiam. Os discípulos, ávidos por aquelas palavras, sempre estavam perto de Cristo para ouvi-lO ao máximo, pois a mensagem do evangelho deveria ser anunciada ao mundo!

A fama de Jesus já percorria a região e Suas palavras eram como ímãs. Uma grande multidão começou a se formar e aquela praia já não era o lugar ideal. Procuraram um local onde a voz de Jesus pudesse ecoar com mais facilidade e essa mensagem pudesse ecoar também em cada coração.


Jesus sabia o quanto era importante deixar clara Sua missão para aquelas pessoas, pois havia um entendimento muito equivocado a respeito de Cristo.

Com a impressão de que podiam esperar qualquer coisa acima do comum, apertaram-se todos em volta do Mestre. Acreditavam que o reino seria em breve estabelecido, e em vista dos acontecimentos daquela manhã, convenceram-se de que seria feita alguma declaração a esse respeito. Também a multidão estava em atitude de expectativa, e a ansiedade das fisionomias atestava o profundo interesse. Ao sentar-se o povo na verdejante encosta, aguardando as palavras do divino Mestre, tinham o coração cheio de pensamentos quanto à glória futura. Havia escribas e fariseus que esperavam o dia em que lhes seria dado domínio sobre os odiados romanos, e possuíssem as riquezas do grande império do mundo. Os pobres camponeses e pescadores esperavam ouvir a certeza de que suas míseras choças, o escasso alimento, a vida de árduo labutar e o temor da necessidade, deviam ser trocados por mansões onde reinassem abundância e dias de sossego. Em lugar da ordinária vestimenta que os abrigava de dia, e do cobertor que os agasalhava à noite, esperavam, Cristo lhes daria os ricos e custosos trajes de seus conquistadores. Todos os corações fremiam à orgulhosa esperança de que Israel seria em breve honrado ante as nações como os escolhidos do Senhor, e Jerusalém exaltada como a sede do reino universal.

Cristo decepcionou essa esperança de mundana grandeza. No sermão do monte, procurou desfazer a obra da falsa educação, dando a Seus ouvintes conceito exato de Seu reino, bem como de Seu próprio caráter. Não atacou, todavia, diretamente os erros do povo. Via as misérias do mundo em razão do pecado, mas não lhes apresentou um quadro vivo de sua desgraça. Ensinou-lhes alguma coisa infinitamente melhor do que haviam conhecido. Sem lhes combater as ideias acerca do reino de Deus, disse-lhes as condições de entrada ali, deixando-os tirar suas próprias conclusões quanto à natureza do mesmo. As verdades que ensinou não são menos importantes para nós que para a multidão que O seguia. Não menos do que eles necessitamos nós de aprender os princípios fundamentais do reino de Deus.”
O Desejado de Todas as Nações, cap.31- pág.299, Editora CPB.

Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus... (Mateus 5:3)

A partir da próxima semana estaremos conversando sobre cada dos princípios fundamentais do Reino de Deus anunciados por Jesus naquele dia, naquele monte.


Um forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?