sexta-feira, 31 de julho de 2020

PARA QUEM QUISER LER

PARA QUEM QUISER LER
Denize Vicente – Em casa – Rio de Janeiro – RJ
Para quem queira ler ou precise ler ou nem precise, mas deva. Para quem quiser anotar num pedaço qualquer de papel uma ideia, uma coisa pra se pensar numa hora dessas, num vazio da mente, num dia de chuva ou em tardes de melancolia...
Para quem pensa que sabe tudo e tem todas as certezas, para quem duvida de tudo e já não acredita em nada.
Taí.
Um poema de Vinicius. Uma parceria de Vinicius e Claudio Santoro:

EM ALGUM LUGAR
Deve existir
Eu sei que deve existir
Algum lugar onde o amor
Possa viver a sua vida em paz
E esquecido de que existe o amor
Ser feliz, ser feliz, bem feliz.
(Livro de letras - Vinicius de Moraes, pág. 142)

E se houver outro cantinho na mente, outro pedacinho no seu papel, anote aí também:
“Há de ter um lugar
Onde o tempo há de parar
Onde a paz se faz real
E o irreal amor não há, não...
Sei que há, pois Deus o diz
Eu não posso duvidar
Mesmo que eu não possa imaginar
Espero o dia, sim, espero...
Há de ter um lugar
Onde lágrimas não rolarão
Fracassados dias maus
Da vida em caos
Jamais verei...”

É essa esperança, de haver um lugar onde as lágrimas nunca mais vão rolar, que eu desejo compartilhar com você. O desejo de que as tristezas desta vida acabem, e que a gente nunca mais precise dizer “adeus” àqueles a quem a gente ama. A certeza de que esse lugar existe e de que vai chegar.
Meu respeito a todos que nestes dias cheios de apreensão lutam para salvar vidas em meio ao caos, e minha solidariedade àqueles que perderam seus amigos, familiares e conhecidos, nestes últimos meses.
Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".
(Apocalipse 21:4)


quinta-feira, 30 de julho de 2020

UMA PISCINA VAZIA

UMA PISCINA VAZIA

Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ            

 

Uma piscina vazia perde seu propósito, certo?!

Esta semana, assistindo a um vídeo, eu me lembrei de algumas situações da minha infância que me fizeram mudar de ideia com relação a piscinas vazias.

Uma das maiores diversões daquela época era tomar banho de borracha e escorregar com sabão na piscina vazia. A gente também utilizava a piscina vazia para fazer divisões em brincadeiras como vôlei, ping pong, peteca, além de ser lugar vip pra ficar nas festinhas aqui na casa dos meus pais.

Eu acho que acabei descobrindo outros propósitos da piscina, naquela época, além de um bom banho em dias de sol e calor. Entendi que ela estava vazia de água, mas quando enxergamos por outro lado, vejo que, muitas vezes, ela estava cheia de pessoas queridas, brincadeiras engraçadas e uma infância saudável e feliz.

No processo do nosso caminhar pela existência algumas vezes nos sentimos vazios também. Inertes, sempre esperando um verão ou uma água que vai transbordar no primeiro mergulho. Não nos permitimos enxergar outras possibilidades ou não nos damos a oportunidade de ser felizes nas situações que se encontram a nossa frente.

Longe de romantizar problemas, mas perto de se decidir a não ser caracterizado por eles, ser feliz é uma busca diária e quem disse isso foi um dos homens considerado dos mais sábios do mundo:

 

“Deus marcou o tempo certo para cada coisa. Ele nos deu o desejo de entender as coisas que já aconteceram e as que ainda vão acontecer, porém não nos deixa compreender completamente o que ele faz. Então entendi que nesta vida tudo o que a pessoa pode fazer é procurar ser feliz e viver o melhor que puder.” - Eclesiastes 3:11 e 12

Eu gosto muito desse texto de Salomão, pois entendo que Deus me escolheu para me presentear com a maior dádiva de todas: a oportunidade de viver. Ele me deu tempo para tudo e junto comigo trabalha pela minha felicidade. Ele diz: “− Minha filha, vamos lá encher essa piscina! Mas, olha, enquanto ela não enche, que tal buscar formas de dar significado a ela? Eu te ajudo!”.

Ele também escolheu você, dentre milhares de possibilidades.

A felicidade não está no fim do caminho. Ela está no caminho. Pegue o conselho de Salomão, guarde em seu coração e lembre-se: Uma piscina nunca está vazia. Se não tem água, pelo menos, tem brisa.

Assista ao vídeo que citei no início do texto e aproveite a viagem!


Um forte abraço!

terça-feira, 28 de julho de 2020

PADAMENTO


PADAMENTO
Por Airton Sousa - Direto de Paciência - Rio de Janeiro - RJ

Quando Deus derrubou os muros de Jericó e entregou a cidade ao povo de Israel, as instruções foram bem claras: “Não peguem em nada que vai ser destruído. Se ficarem com qualquer coisa que eu mandei destruir, vocês vão trazer desgraça e destruição ao acampamento Israelita.” (Josué 6:16)

Resumindo: não mexam nas coisas.

Durante o tempo que morei em Sampa, frequentei muito a chácara do meu amigão Jorjão, lá em Sumaré, interior do estado. Jorjão é aquele tipo de anfitrião bonachão que recebe com alegria e muita fartura, que faz muita questão da sua visita e deixa isso muito claro pra você. Mas Jorjão também tem lá suas leis e regras. Quem se comporta bem pode retornar no próximo carnaval e será sempre bem-vindo. Quem não se comporta bem, é “padamento” e deixa de ser bem-vindo.

Não se preocupe em achar o significado de “padamento”. Não vai encontrar. A menos que você seja convidado da Chácara do Jorjão. Só lá e aqui no texto. Logo na entrada tem um cartaz com as regras da casa:

“Os Dez Padamentos”.

E o primeiro padamento é este:
“Só mexa no que você trouxe.”
(eu preciso voltar lá pra me lembrar dos outros nove padamentos).

Quando entraram na cidade, todos viram os tesouros espalhados, moedas, prata, roupas caras. Todos viram. Todos cobiçaram. E todos passaram direto, continuaram andando. Mas Acã... Acã olhou para a esquerda, olhou para a direita... por que não pegar? Ele viu, parou, cobiçou e se apossou. Padamento!

Acã, era “padamento” e, por ser “padamento”, cresceu o olho. Fez escolhas erradas. Comprometeu sua família. Trocou as ordens de Deus por coisas. E mexeu nas coisas amaldiçoadas por Deus. Isso é sério.


Gosto de pensar que Acã era um valente e corajoso homem que pertencia à tribo de Judá e que guerreava por uma causa santa. Fazia parte de um povo que tinha uma história de escravidão e sofrimento por mais de 400 anos, que foi liberto por Deus e conduzido pelo deserto até a terra prometida. Talvez Acã tenha tido oportunidade de ouvir todas essas histórias de seus antepassados, oportunidade de ver e comer o maná, o pão do céu, talvez tenha tido a chance de ver com os próprios olhos o poder, as maravilhas e os milagres de um grande Deus.

O que leva uma pessoa, que conheceu e viveu tudo isso, a, ainda assim, trocar tudo por um punhado de pratas? Movido pela ganância, escondeu uma capa babilônica, um pouco mais de 2kg de prata e cerca de 500g de ouro. Esses cobiçados objetos foram enterrados sob a sua barraca.

Tudo escondidinho e já estava pronto para participar da próxima conquista que era a cidade de Ai – aparentemente, era mais fácil ainda, era vitória, na certa. Não foi. Derrota e humilhação. Voltaram para casa abatidos e com um saldo negativo de 36 soldados mortos.

E quando Josué e os anciãos buscaram uma explicação, a resposta de Deus veio rápida: Israel pecou e, por isso, perdeu a batalha. 

Josué convocou o povo a fim de descobrir o culpado para tamanha desgraça que recaía sobre o povo. Josué foi de tenda em tenda, até encontrar.

O pecado de Acã havia sido descoberto. Acã foi condenado à morte; não só ele, mas também toda a sua família! Acã estava metido com coisas amaldiçoadas por Deus.

Aquele foi um dia muito triste em Gilgal.

Para o nosso próprio bem, a história de Acã nos lembra: cuidado com as coisas que você traz para dentro da sua casa.

Os melhores dias acontecem na medida em que confiamos em Deus.

“Se somos filhos do Senhor, e herdeiros de Seu reino
Morreremos para o mal e para o bem renasceremos
Nova vida de perdão, de poder e de vitória
Reinaremos com Jesus, para sempre em sua glória.”

Confie somente em Deus. O resto é tudo padamento!

sexta-feira, 24 de julho de 2020

O QUE RESTA?


O QUE RESTA?
Denize Vicente – Em Casa - Rio de Janeiro – RJ

"Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
Infantil de ter pequenas coragens."
Vinicius de Moraes - 15.04.1962
- excerto do poema "O Haver" in "Jardim Noturno - Poemas Inéditos",
Cia. das Letras - São Paulo, 1993, p.17

Quase todo mundo já ouviu a história do menino que venceu o gigante de quase três metros de altura, numa luta; o gigante cheio de armas e equipamentos de proteção, o garoto com uma atiradeira e cinco pedrinhas. A história com detalhes você lê aqui: I Samuel 17.

O gigante ameaçou os homens durante semanas, colocou medo, desafiou, ironizou... e suas táticas estavam funcionando.

Você ouve seus gigantes gritando? “Você não tem habilidades pra isso...”, “Você não tem qualificação para encarar esse desafio!”, “Você não vai conseguir pagar as contas!”; “Você não é bom o suficiente...”, “Você nunca será esse profissional de destaque!”, “Você é uma fraude!”…

Talvez você seja só um menino que assim como os homens se assusta... Ou seja um homem que têm medo de ter coragem... Davi foi o garoto que teve uma terrível coragem diante do grande medo.


O mais cruel é que não só o gigante subestimou a coragem de Davi... Seu irmão mais velho, Eliabe, o chamou de abusado, convencido, os soldados do Exército da sua própria nação tentaram enfraquecê-lo...

O último a ouvi-lo foi Saul, o Rei, que mesmo reticente lhe disse:
- Pois bem!  Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!

E ele foi.

O final desse filme tem morte. E umas tremendas lições...

Quando aquele garoto encarou o gigante, ele tinha plena ciência de que estava entrando em uma batalha injusta e desequilibrada. Suas primeiras palavras, quando Golias rogou a maldição dos seus deuses sobre ele e o desafiou, dizendo que daria o seu corpo para as aves e os animais comerem, foram estas:

- Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou.

Quem perdeu a luta não foi o frágil garoto. Quem venceu não foi aquele que era gigante e gritava...

Davi já havia derrotado um leão e um urso, em ocasiões anteriores, mas o gigante não sabia disso. Davi estava treinado para grandes batalhas, porque já havia andado ali no fio da navalha, outras vezes. E em todas elas, mesmo sendo só um menino, havia saído do labirinto, havia saído vitorioso.

Duvido que Davi tenha sido sempre destemido, duvido que nunca tenha tido medo, duvido mesmo. Era um menino. Mas ele encarava, se arriscava, não se intimidava com o desprezo dos outros, sabia lidar com a indiferença e também com a soberba das pessoas, e confiava - não em si mesmo, mas em Alguém que poderia fazê-lo forte o suficiente para vencer seus oponentes.

Você pode ser um vencedor também. Pode até entrar em desvantagem, pode sair ferido das batalhas, mas ore ao seu Deus, mesmo que esteja chorando depois de ter ouvido os gritos dos gigantes e se sinta no chão.

No final, o que resta? Resta a confiança. Você pode! Se entrar nos combates com o Senhor dos Exércitos, o Todo-Poderoso.
 

"Seja forte e corajoso"!
Josué 1:6