sexta-feira, 27 de novembro de 2020

POR QUE TANTA ESPERA?

POR QUE TANTA ESPERA?

Denize Vicente – Em casa – Rio de Janeiro - RJ

"Conta Camille Fiaux a história de um jovem que, decepcionado em seus amores, entregou-se a uma tristeza sem fim, lamentando-se, definhando, considerando-se o mais infeliz dos homens. Certa noite, quando sozinho se entregava a lamentações sobre o mundo e a humanidade em geral, apareceu-lhe um anjo, e lhe deu um espelho.
- Este espelho é como o mundo, que você tanto acusa: ele reflete a imagem que lhe é apresentada. Olhe-se! Sorria! E veja se o espelho não lhe dá também um sorriso!
O anjo fez depois o jovem prometer que, todas as manhãs, sorriria para o espelho, e se esforçaria para conservar esse sorriso o resto do dia. O moço cumpriu o prometido. Dentro em breve tornou-se outro, alegre, querido de todos, e não tardou que um novo amor viesse ocupar o lugar do primeiro..." (Clarice Lispector in Correio Feminino)

Mafaldinha, a querida Mafalda, de Quino, dizia: “Comienza tu día con una sonrisa, y verás lo divertido que es ir por ahí desentonando con todo el mundo.”.

Não dá pra ficar esperando que o mundo seja legal com a gente pra que a gente seja legal com os outros. Isso vale pra todo tipo de espera... Esperar gentileza, sorrisos, alegria...

É isso. Não dá pra ficar sentando esperando que o mundo seja legal com a gente...

Até porque há muito de tristeza, dor, maldade, grosserias, injustiças, desamor por aí...  

“Assim caminha a humanidade.” 

O ritmo é esse, mas você pode estabelecer a cadência dos seus próprios passos. Não é preciso, necessariamente, dançar a música que o DJ colocou pra tocar. Quem sabe você pode escolher a sua dança, não importa a música que esteja tocando?


Ouça as batidas do seu coração, renove as esperanças, renove-se. Não viva de esperas, mas viva com esperança. Concentre-se naquilo que não se vê, porque é o que não pode ser visto que dura para sempre.

“Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se veem, mas nas que não se veem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.” (Paulo, em carta aos Coríntios)

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

A MELHOR NOTÍCIA

A MELHOR NOTÍCIA

Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ            

 

Qual seria a melhor notícia para você quando tivesse acesso aos jornais amanhã pela manhã?

Talvez a certeza da vacina para a covid-19, ou quem sabe a cura de uma doença que há muito tempo vem lhe trazendo angústia, ou quem sabe, ainda, a proposta de um emprego nesses dias tão difíceis...?


 

Ultimamente e de forma geral as notícias parecem bem desanimadoras. Mas não são.

Há algum tempo atrás um anjo deu uma notícia que mudaria a história da humanidade:

“Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou trazendo boas-novas de grande alegria para vocês, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:10-11

Esses anjos haviam anunciado a pastores que faziam sua vigília da noite que, naquele momento, o Messias havia nascido. O Messias prometido que iria fundar o Reino de Deus e acabar com todas as injustiças desta Terra num futuro próximo.

Aquilo era a melhor coisa que eles poderiam ter ouvido em sua vida.        

Essa notícia ecoa até hoje e conhecemos a história de Jesus, ou parte dela. E Seu grande legado de amor e misericórdia se encerra nesta Terra também com uma notícia:

“E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 1:10,11

Jesus deixou Seu legado nesta Terra por meio do Espírito Santo, mas a notícia do Seu retorno deve ser lembrada por nós todos os dias. Assim como foi da primeira vez, Ele virá e o futuro chegará juntamente com Suas promessas eternas.

Um forte abraço!

terça-feira, 24 de novembro de 2020

OI DEUS, EU DE NOVO...

OI DEUS, EU DE NOVO...

Airton Sousa - Direto de Paciência 

 

Durante muito tempo orei para receber minha aposentadoria e finalmente descansar e viajar bastante, curtir a vida e nunca mais trabalhar. Passado apenas alguns meses, eu percebi que precisava trabalhar mais um pouco... Ficar em casa à toa não estava sendo legal. E comecei a orar novamente, agora para conseguir um trabalho.

Sabe aquele lance: “Oi Deus, eu de novo…”?

Um dia eu pensei assim: Caramba, no ano passado eu orei um ano inteiro para me aposentar e agora tô eu aqui, pedindo um trabalho. Deus não deve tá entendendo nada…

Então eu me abri com Deus e expliquei tudo o que estava acontecendo. Fui muito sincero e entreguei tudo nas mãos dEle. 

A oração é abrir o coração a Deus como a um amigo. É quando você acha que só um amigo verdadeiro vai entender você e então compreende que esse amigo é Deus.

Ele entende. Por mais incoerente que seja. Ele ouve, Ele sabe e Ele vê.

Vi uma citação de C. S. Lewis que diz que “Deus nos criou como um homem inventa uma máquina. Um carro é feito para ser movido a gasolina. Deus concebeu a máquina humana para ser movida por Ele mesmo.” (Cristianismo Puro e Simples, Editora Martins Fontes, página 36)

Ser cristão e não orar é como um carro querer andar com outro combustível. Você até consegue por um tempo, mas acaba ficando parado pelo caminho.

A oração é a respiração da alma. 

Viver movido pela oração, pelo contato com Deus, é tudo o que precisamos para estes dias.

Do que você está precisando hoje? Deus continua o mesmo de sempre. Experimente entregar e confiar sua vida ao Senhor do Universo. Ele sempre faz o melhor para você.

Sabe, o melhor de tudo é quando você  chega bem perto e diz: "Deus, sou eu de novo..." e o telefone toca logo em seguida.

Eu fico até arrepiado. E quem não fica?

“A Ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre da minha mãe, Tu és o meu Deus. (Salmo 22:10)

 

 

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

CUIDE BEM DE SUAS PANTURRILHAS


CUIDE BEM DE SUAS PANTURRILHAS
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro-RJ
        
        
“Cuide bem de suas panturrilhas, pois elas são o seu segundo coração!”

Fiquei chocada quando li essa informação numa manchete de um site especializado em saúde vascular. Entrei para ler a matéria e passei a gostar mais das minhas panturrilhas. Basicamente, elas são músculos responsáveis em fazer com que o sangue, contra a gravidade, retorne ao coração; são também chamadas de “coração periférico”, pois auxiliam diretamente o sistema circulatório.


Pra alguns não deve ser uma informação tão nova, mas como descobri há pouco tempo fiquei pensando na seguinte questão: como eu cuido de algo que aparentemente não parece, mas é muito importante?

Você tem identificado o que faz bem ao seu coração? Então invista, cuide!
Algumas varizes tem impedido seu coração de bater mais saudável? Trate-se, elimine-as!

Precisamos exercitar bons hábitos... seja o sorriso do seu filho ou passar tempo com a família, aquele encontro com a galera que você está adiando há dias, brincar com seu bichinho, fazer um trabalho voluntário, ouvir uma boa música, estar num lugar que lhe faz bem, enfim... O que auxilia seu coração a ficar mais feliz?

Não tenho dúvidas de que o autor do Salmo 28 também falaria: Deus!

Esse Salmo demonstra que Davi vivia uma vida de amizade sincera com quem ele mais confiava. Com franqueza e honestidade ele compartilhava tudo com Deus. Tanto que disse no versículo 7 o seguinte:
        
         “O Senhor é minha força e meu escudo; com todo o coração eu confio nele. O Senhor me ajuda; por isso o meu coração está feliz, e eu canto hinos em seu louvor.”
        
Exercitar nossas pernas ajuda a circulação sanguínea de todo o corpo e deixa nosso coração mais saudável.
Exercitar bons hábitos ajuda a equilibrar nossas emoções e deixa nosso coração mais saudável.

Exercitar nossa fé, por meio de uma comunhão diária e íntima com Deus deixa nosso coração mais saudável.

Cuidando de outras áreas de seu corpo e de sua vida seu coração será um órgão capaz de realizar suas funções de forma eficaz, sem sobrecargas. Um coração feliz é um coração em paz.

E cuide bem de suas panturrilhas!

Um forte abraço!

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

TEM BARULHINHO BOM... MAS NÃO É TODA HORA.

  

TEM BARULHINHO BOM... MAS NÃO É TODA HORA.

Denize Vicente – Em Casa – Rio de Janeiro – RJ

 

“Já ancorado na Antártica, ouvi ruídos que pareciam de fritura.

Pensei: será que até aqui existem chineses fritando pasteis?

Eram cristais de água doce congelada que faziam aquele som quando entravam em contato com a água salgada. O efeito visual era belíssimo.

Pensei em fotografar, mas falei para mim mesmo:

- ‘Calma, você terá muito tempo para isso...’

Nos 367 dias que se seguiram, o fenômeno não se repetiu. Algumas oportunidades são únicas”.

Amyr Klink

 

Estamos vivendo a realidade de uma pandemia há meses. 2020 é um ano completamente diferente de tudo o que eu já vivi. No meio de tantas perdas, tantas histórias tristes, tanto sofrimento... algumas coisas boas têm acontecido. Ter cinco semanas inteiras de convívio diário com meus pais, minha irmã e meu cunhado, por exemplo, depois de sete meses em distanciamento social... é uma bênção. Comer um bolo de laranja fofinho num final de tarde... é bênção. Reencontrar (ainda que virtualmente) uma amiga que você procurou por quase vinte anos... bênção. Reunir-se semanalmente com amigos dos mais variados lugares do mundo, em encontros telepresenciais... Ah... tudo isso é bênção!

Como diria o Daniel, do alto de seus quatro anos de sabedoria: “Ai, que coisa boa pra vida!”.

Mas essas são as coisas boas. Entre uma e outra a gente foi perdendo amigos, familiares, pessoas queridas, além dos tantos milhares que não conhecemos, mas que eram queridos de alguém... Nesse espaço de tempo a gente vem sofrendo dores e experimentando o amargor dessa doença. Não está sendo fácil.

 
É isso. A gente não sabe o quanto tem de tempo para gastar com o que realmente é essencial ou com quem realmente importa. Por isso, “carpe diem!”. Ancorado na Antártica, ouça o ruído dos cristais de água doce congelada.

Aproveite a oportunidade que a vida está lhe dando...

Aproveite; não gaste.

Cuide-se. Cuide do outro. E vá dando o seu melhor. Seu melhor sorriso, seu melhor cumprimento de cotovelos (até que possa abraçar de novo), o melhor do seu tempo. Respeite a vida. A sua e a do outro. E valorize os momentos. Olhe ao redor. Alguns fenômenos podem nunca mais se repetir e algumas oportunidades são únicas. Seja sábio ao administrar seu tempo, seu comportamento, suas palavras e seu livre arbítrio. Não pense que “viver a vida” é ser inconsequente. Viver a vida tem muito mais a ver com intensidade do que com volume. Volume é quantidade. Intensidade é qualidade.