sexta-feira, 29 de novembro de 2019

EU CONTO... VOCÊ CONTA...



EU CONTO... VOCÊ CONTA...
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Se você pudesse pedir umas coisas, nesta vida tão cheia de dores... Se pudesse marcar (x) numa lista de opções... O que você pediria?

Pense bem. O ano de 2019 começou amargo, muito amargo. Provavelmente este ano eu não vou acompanhar aqueles especiais de “Retrospectiva” que passam na TV, porque vai ser duro recordar o tanto de tragédias e tristezas que invadiram nossa vidinha em 2019...

E talvez até por conta disso a gente tenha se esquecido de que é preciso contar as bênçãos. E reconhecer as bênçãos, mesmo nas pequenas coisas. Ver as pequenas coisas como bênçãos é um exercício, que exige prática até se tornar um hábito. 


Novembro de 2019. Se você pudesse escolher pedir umas coisas, a esta altura do campeonato (e nem estou falando de futebol), o que você pediria? Tudo? Ou nada? Eu fiz minha lista. E me dei conta de que já posso “ticar” muita coisa muitas bênçãos. Quase perdi a conta. 

Acompanhe comigo:

Eu não quero nada. Só um pouco de atenção, um pouquinho de carinho, umas férias de 100 dias, dinheiro que não me falte, sorrisos que sobrem, um suco de manga. Só um bocado de dengo, o colo da minha mãe, um beijo de quem me ama, um golaço do Flamengo, um grito de "É campeão!". Um verão de onze meses, um frio de muitos graus, 28 positivos, e um ócio criativo. Um chinelo gostosinho, a companhia do meu pai, umas sandálias de salto, crianças cantando alto.

Quero nada não, menino... Só um pouco de azeitonas com um prato de lentilhas, arroz fresquinho com alho, e suco de abacaxi. Um dia de sol numa ilha, uma passada na feira, eu e minha irmã, uma blusinha de seda, um canto de bem-te-vi. Acordar depois das dez, massagem nos pés. Só quero uma água de coco, um sorriso de moço, um-banquinho-um-violão, amor cantado em canção.

Não quero nada, acredite. Só uma flor no jardim, uma surpresa de noite, um filminho, um cobertor. O abraço das crianças, a baguncinha de amigos. Um bocado de sorvete, uma escultura de enfeite, e um bilhete de amor. Igrejas em vez de presídios, balas só de chupar, homens que tenham palavra, o rio correndo pro mar. Uma boa gargalhada, um sono tranquilo, paz. Brincadeira de criança, biscoito na prateleira, poder dizer "tanto faz". Um retrato na parede, livro na cabeceira, umas taças de cristal. Uma bolsinha lilás, um pouquinho de doideira, alface e tomate com sal.

Não quero nada, me entenda. Apenas a lua cheia, um pouco de doce de leite, toalhas de banho cheirosas, comidinha com azeite. Amanhecer com vida, adormecer tranquila, ficar bem em qualquer roupa, não ter de entrar numa fila. Um céu azul, confetes, vaga pra estacionar, e a opção do angu, no lugar do caviar.

Não faço questão de nada.
Só isso. Só isso, mais nada.
Quero nada, além do tudo.

E você? Quanto de tanto você já tem? 
Conte as suas bênçãos. 


E mesmo que a luta e as tristezas estejam pesadas demais, não desanime. Ainda assim, conte as suas bênçãos. Veja o que há por trás das nuvens. Você vai ficar surpreso com o quanto Deus já fez!


quarta-feira, 27 de novembro de 2019

TEMPERAMENTO NÃO É DESTINO



TEMPERAMENTO NÃO É DESTINO
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ           

Você já ouviu falar na Síndrome de Gabriela? Esse nome vem do trecho de uma música interpretada por Gal Costa que diz: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela”. Essa síndrome ocorre quando um indivíduo acredita que não precisa mudar ou adaptar seu comportamento/temperamento em nenhuma ou por nenhuma circunstância, mesmo que cause desgastes e prejuízos em seus relacionamentos.

A teoria dos quatro temperamentos primários do ser humano originou-se em Hipócrates (considerado o pai da Medicina) e logo depois pelo médico Cláudio Galeno.

“Temperamento é um aspecto da personalidade que aponta as particularidades do comportamento. Trata-se de um conjunto de tendências que têm relação com a forma de ver o mundo, os interesses, as habilidades e os valores mais evidentes de um indivíduo.” 1

Atualmente, os principais tipos de temperamento são classificados em: colérico, fleumático, sanguíneo e melancólico. Cada indivíduo é uma mistura de dois ou mais tipos de temperamentos, porém um deles é dominante em sua personalidade. Você descobrir qual temperamento o domina é muito importante para saber quem você é (entender suas ações e pensamentos), para evitar comparações inúteis e mudar para melhor se for preciso, pois temperamento não é destino. 

Vamos ler um pouquinho sobre eles:

Tipo colérico: Mandão, impetuoso e líder. Sente emoções de forma intensa, reage rápido às situações e costuma guardar rancores.
Tipo fleumático: Controlado, equilibrado e passivo. Sente emoções de forma fraca, é lento para reagir às situações e não guarda rancores.
Tipo sanguíneo: Alegre, comunicativo e despreocupado. Sente emoções momentâneas de forma intensa, reage rápido às situações e não costuma guardar rancores.
Tipo melancólico: Pensador, criativo e pessimista. Sente emoções de forma intensa, é lento para reagir às situações e costuma remoer mágoas.

Todos esses temperamentos possuem virtudes e defeitos. Isso me leva a crer que todos somos uma matéria em constante evolução, conhecimento ou crescimento. Coléricos são fortes e ao mesmo tempo explosivos; fleumáticos são doces e ao mesmo tempo desmotivados; sanguíneos são magnéticos e ao mesmo tempo indisciplinados; melancólicos são criativos e ao mesmo tempo pessimistas.
Clique na imagem para ampliar.

O próprio Rei Davi que é considerado por muitos um “SanMel” - sanguíneo com melancólico – (leia mais sobre isso AQUI2), escreve o Salmo 51 no qual pede transformação de caráter. Davi sabia o que estava errado em seu coração e sabia também que Deus era seu aliado nessa difícil tarefa de mudança.

“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. Não me expulses da tua presença nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer”. Salmos 51:10-12

Sim, existem fatores no seu temperamento, aqueles que atrapalham seus relacionamentos e desenvolvimento, que podem ser mudados! João passou de “filho do trovão” a “discípulo amado”; o apóstolo Paulo passou de um intolerante e autossuficiente a um homem humilde cheio de alegria e paz; Moisés, apesar do seu complexo de inferioridade, momentos de ira e de depressão, se tornou um dos maiores líderes do povo de Israel.

Saiba que o processo de análise e a decisão por mudança nos elevam a um relacionamento com Deus e nós mesmos que é capaz de mudar nossa história.

Um forte abraço!

_____________________________

Fonte/Referência:

        

terça-feira, 26 de novembro de 2019

BLACK FRIDAY

BLACK FRIDAY
Por Airton Sousa - Direto de Paciência - Rio de Janeiro

Black Friday é um evento criado pelo varejo nos Estados Unidos e sempre acontece na sexta-feira após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro, naquele país.

Aqui no Brasil criaram um movimento similar. Digo similar porque gostaram da ideia original, mas colocaram o famoso “jeitinho brasileiro”. E o consumidor brasileiro, que não é bobo, não demorou a chamar o evento de “Black Fraude”.

“Tudo pela metade do dobro.”

Mas, mesmo assim, as lojas ficam lotadas. Este ano, o evento ocorrerá no dia 29 de novembro. Esta semana portanto. Passarei de longe, nem entrarei - pois se não tenho dinheiro para gastar no Sunday nem no Saturday, imagina na Friday!

Eu me lembrei, agora, de uma história que ouvi milhares de anos atrás, contada pelo meu professor de religião, Joaquim Silva.

Era uma vez... dois meninos que na véspera do Halloween, na Filadélfia, Estados Unidos, resolveram se divertir, pregando peças nas pessoas. Entraram em uma loja, de madrugada. Entraram, mas não roubaram nada. A ideia consistia apenas em trocar as etiquetas dos preços. E realmente trocaram tudo. No dia seguinte, relógios que valiam 50 dólares, ficaram com a etiqueta de 50 centavos. Pente, que valia 50 centavos, estava com a etiqueta de 50 dólares.

Como é de se supor, quando a loja abriu na manhã seguinte... Imagine a confusão que se estabeleceu! Clientes e funcionários não se entendiam. Tudo estava trocado. Os valores todos invertidos. Num canto, os garotos se divertiam.

A crise da Black Friday atingiu todos os seres humanos - o que vale alguma coisa não está valendo mais nada. Etiquetas trocadas. Honestidade, honra, fidelidade, lealdade... estão valendo menos do que cinquenta centavos.

 
Mas nem tudo está perdido. Eu recebi esta mensagem no meu WhatsApp:

Há dois mil anos houve a sexta-feira mais negra da História. Lucas nos conta que naquela sexta-feira negra enquanto o Filho de Deus era levantado, cravado na cruz, toda a Terra ficou na escuridão. Naquela Black Friday Deus fez a melhor oferta que um dia o ser humano recebeu! Colocou a salvação de forma gratuita ao alcance de todos nós. Naquela sexta-feira negra, no Gólgota, Deus não fez somente um simples desconto por nossa dívida, Ele a pagou por completo. O amor de Deus é incondicional.

Black Friday é dia de aproveitar as ofertas. Especialmente essa que já foi paga por Jesus Cristo. É de graça. É graça. “Eu corrijo e disciplino todo aquele a quem amo; portanto, abandone a sua indiferença e se torne um entusiasta das coisas de Deus. Atenção! Eu tenho permanecido à porta e estou batendo constantemente. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e farei companhia a ele, e ele a mim. E permitirei que cada um que vencer se sente ao meu lado no meu trono, assim como eu ocupei o meu lugar com o meu Pai em seu trono quando me tornei vencedor.” (Apocalipse 3:19-21).

Que Deus o abençoe em sua decisão, e boas compras (porque algumas promoções ainda seguem até o dia 30!).

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

INSPIRE-SE


INSPIRE-SE 
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro - Rio de Janeiro - RJ              

Sou uma pessoa que faz questão de ter por perto pessoas que me trazem coisas positivas e também mantenho o hábito de ler assuntos do bem, no dia a dia. Faço isso porque notícia ruim e baixo astral vem a galope sem precisar de convite. Então a gente precisa equilibrar.

Assim como muita gente, acredito que simples atitudes podem ser muito significativas para quem recebe. E que podemos fazer coisas boas com os recursos e talentos que temos.

Algumas semanas atrás a Papelaria do Alemão, em Barueri, emplacou a seguinte mensagem na entrada do estabelecimento: “Desempregados, imprimimos gratuitamente até 10 cópias de curriculum. Se todos fizessem um pouquinho pelo próximo o mundo seria melhor.”.

Empatia! Colocando-me no lugar de uma pessoa desempregada, acho que não teria palavras para agradecer tamanha gentileza!


Essa atitude me inspirou e me fez relembrar que mesmo na correria diária eu posso fazer a diferença na vida de alguém. Sem precisar de fortunas ou dons especiais. Um pouco de força de vontade já é o suficiente.

Quando eu repito uma informação para meus alunos de forma demasiada é porque aquela informação é importante e as chances de eles esqueceram é grande. Uma das mensagens mais pregadas por Jesus e seus apóstolos foi o amor fraternal. E, na minha humilde opinião, pelos mesmos motivos. O ser humano se esqueceria disso constantemente. 



“Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês.”
I Tessalonicenses 3:12

“Façam tudo com amor.”
I Coríntios 16:14

“Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.”
I João 3:11

“Seja constante o amor fraternal. Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.”
Hebreus 13:1-3

“Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados.”
I Pedro 4:8

“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei.”
João 15:12

"Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.”
Mateus 5:43-44


Inspire-se em belas histórias ou pequenas atitudes, em grandes feitos ou simples gestos. Seja alguém que outro alguém quer ter por perto. Jesus nos ama mesmo com nossas imperfeições e nos dará condições de amar o nosso próximo também.

Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!
Salmos 136:1

Um forte abraço!