sexta-feira, 29 de março de 2019

CAÇADOR DE MIM



CAÇADOR DE MIM
Denize Vicente – São Paulo/SP

Longe se vai sonhando demais
Mas onde se chega assim?
(Sérgio Magrão/Luiz Carlos de Sá)


Outro dia a gente estava conversando, numa rodinha, acerca de sonhos, de vidinha "mais ou menos", mesmice e coisas afins.

E às vezes me pego pensando que os sonhos mais lindos, os mais inesquecíveis, são aqueles que foram apenas sonhados, que nunca chegaram a se concretizar, que ficaram mesmo no campo dos sonhos, na arena da imaginação... Talvez porque sejam eles que ainda nos movem...

 
E a gente volta ao passado, dez, quinze ou vinte anos atrás e se vê lá, menina, sonhadora, pensando num futuro que talvez não chegue nunca, mas nós continuamos ali, nos vendo, alimentando os sonhos, carregando-os de esperança.

Você se lembra de como os olhinhos brilhavam ao ver um menino passar, o “crush”? O sonho de um beijo... Tinha o sonho da casa de frente pro mar, de férias de um ano, ininterruptas, de um barquinho deslizando à beira-mar, de crescer e conquistar o mundo... Sonhos inocentes, doces, ousados.


E voltamos para o presente e nos vemos de novo, aqui, ainda sonhando... não desistimos nunca.

Por melhores que sejam seus sonhos e sua capacidade de sonhar, há sonho maiores sonhados pra você. Coisas sensacionais planejadas desde o início. Coisas inimagináveis, planos de um futuro brlhante. Eu sou dessas, que crê e aceita. E a melhor coisa que eu poderia lhe oferecer hoje é a oportunidade de conhecer Quem sonha e planeja o seu futuro, e a chance de acreditar nEle também:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”. (Jeremias 29:11)

 
É um convite pra você acreditar

Geralmente a gente precisa de um bom motivo pra recusar um convite, você sabe disso... E esse é um convite tão gentil, pra algo tão lindo!

E aí? Vem comigo?

ENTÃO SERVE

CLIQUE AQUI

quarta-feira, 27 de março de 2019

BIG BROTHER


BIG BROTHER
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ
        
Se você habitou o planeta Terra nos últimos anos provavelmente já ouviu falar no famoso “reality show” holandês no qual várias pessoas são confinadas numa casa e observadas 24 horas por dia. O “Big Brother” é um circo montado para uma plateia faminta por intrigas, conflitos, romances, traições e enredos “surpreendentes”. O programa ganhou o mundo e chegou ao Brasil em 2002 e até hoje suas temporadas são renovadas.

Algumas pessoas, assim como eu, se angustiam só em pensar na possibilidade de serem observadas, vigiadas ou espionadas todo o tempo num “reality” desses. E sabe por quê? Porque sabemos que ali estaremos sendo produtos de entretenimento. Quem observa os participantes não está preocupado com nada muito além do seu próprio divertimento. Reféns de edições e muitas vezes de preconceito e estigmatização, os participantes são julgados e convidados a permanecer ou a se retirar da casa.


Participar dessa arena, pelo menos pra mim, não soa muito atraente. 

Com isso em mente convido você a fazer uma comparação com o Salmo 139. Sem dúvida é um dos mais belos de toda Bíblia e é considerado “A Coroa De Todos Os Salmos”.

Nesse Salmo, Davi declara todo o profundo e intrigante interesse de Deus por nós. Mas não um interesse vazio, egoísta, de um julgador tirano; mas algo baseado no amor.

Estamos sendo vigiados 24 horas por dia por meio da onisciência1 de Deus: Salmos 139:1-6.
“Senhor, tu me sondas e me conheces.” Salmos 139:1.

Estamos sendo vigiados 24 horas por dia por meio da onipresença2 de Deus: Salmos 139:7-12.
“Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?” Salmos 139:7.

Estamos sendo vigiados 24 horas por dia através por meio da onipotência3 de Deus: Salmos 139:13-18.
“Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.” Salmos 139:13

Uau, que texto! Cada verso é um suspiro envolvido de emoção e de constrangimento pelo amor, pelos planos e pelos pensamentos de Deus por nós. Você é alguém com quem Ele se importa individualmente. Projetou você nos mais belos sonhos, arquitetou sua vida e mantém você sob a Sua constante vigilância.


Você não é um simples produto de entretenimento, você é a coisa mais valiosa que Ele tem para cuidar.

Um forte abraço!

_________________________________________

Fonte/Referência:

Dicionário Online

1 saber absoluto, pleno; conhecimento infinito sobre todas as coisas.
2 qualidade ou condição do que é onipresente; presença em todos os lugares.
3 poder total, absoluto, infinito.         

terça-feira, 26 de março de 2019

PORQUE PAREI DE FUMAR



PORQUE PAREI DE FUMAR
Airton Sousa - Direto de Paciência/RJ

Hoje o tema é um pouco diferente.  Se você fuma, leia atentamente, e depois você vai me agradecer.

O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias.

Tenho uma irmã enfermeira, que me disse uma vez: “Doenças respiratórias são as piores enfermidades que podem acontecer a um ser humano. Eu fico com muita pena dos pacientes que têm essas doenças... eles sofrem muito!”.

Antes que você diga “ei, isso papo de ex-fumante!”... sim, sou ex-fumante. “A fumaça do cigarro é absorvida por combustão e a cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas das piores espécies, como nicotina, monóxido de carbono e o alcatrão, o grande vilão.”

“A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição”, diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. 

Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4.700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.

Para se ter uma ideia da tragédia que é o cigarro, em todo o mundo morrem mais pessoas de doenças relacionadas ao tabagismo do que de AIDS, álcool, drogas ilegais, assassinatos, suicídios e acidentes automobilísticos juntos.

Outro dia me perguntaram no trabalho por que eu parei de fumar. Respondi:
- Parei para não morrer.

Sabe por que estou falando tudo isso hoje?
Então... Ontem, dia 25 de março, eu completei três anos sem fumar.  Foi uma escolha. Ou para de fumar ou morre.
Escolhi viver.

São três anos completos, sem cigarros. Nenhuma recaída.

Muitos estão escolhendo a vida e estão deixando o cigarro.

Se você ainda fuma, comece por decidir parar. Depois vá trabalhando essa sua decisão, dia a dia, um dia de cada vez. Cada dia, até o último dia.

Eu gosto muito da letra da música do Charlie Brown Junior:

A vida me ensinou a nunca desistir, nem ganhar, nem perder, mas procurar evoluir. Podem me tirar tudo que tenho, só não podem me tirar as coisas boas que eu já fiz para quem eu amo.
E eu sou feliz e canto e o Universo é uma canção e eu vou que vou. História, nossas histórias. Dias de luta, dias de glória...

O dia em que você parar será um dia de glória na sua vida, na sua história.


sexta-feira, 22 de março de 2019

ANSIEDADE QUE CHAMA, NÉ?


ANSIEDADE QUE CHAMA, NÉ?
Denize Vicente – Voo 2553 – Rio de Janeiro/Belo Horizonte

Poucas pessoas escolheriam ficar em casa, seguindo a mesma rotina do ano inteiro, se tivessem a opção de viajar por um período qualquer de tempo, fugindo à rotina. 

A possibilidade de conhecer novos lugares, ver coisas jamais vistas e experimentar sabores nunca explorados atrai a maioria das pessoas e talvez até o mais caseiro dos seres humanos se sinta atraído pela ideia de experimentar algo que lhe é novo.

São 15h58 do dia 20 de março de 2019 e neste momento estou seguindo para Conceição do Pará, cidade de Minas Gerais, distante cerca de 170 km de Belo Horizonte. Até dezembro de 2018 eu nem sequer sabia que Conceição do Pará existe, mas bastou um convite da prima para que eu me empolgasse com a ideia de conhecer esse cantinho de Minas. Enquanto fazíamos a mala, hoje de manhã, conversávamos sobre as coisas que faremos por lá, sobre o clima, sobre as pessoas e as características do lugar. E a gente pensava nas coisas que já tinha ouvido sobre a cidade... E imaginava a alegria de ver e rever pessoas queridas...

Ansiedade que chama, né?

#ficaadica
Conceição do Pará. Comece a preparar o roteiro da viagem.


Fico pensando naquilo que também já ouvi sobre uma outra cidade, nova pra mim também... pensando naquilo que João contou.

João escreveu um livro com 22 capítulos contando detalhes dos momentos que antecedem a viagem para o lugar onde não haverá mais noite nem lágrimas... nunca mais. Ele descreve, no livro, a maravilhosa cidade onde tudo funciona bem, onde reinam a paz e a felicidade, onde a morte não vai mais separar as pessoas que se amam e onde, enfim, o AMOR terá vencido, afinal. 

“Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, limpa como cristal, que fluía do trono de Deus e do Cordeiro, e que passava no meio da rua principal. De cada lado do rio estava a árvore da vida, que dá frutas doze vezes por ano, uma em cada mês; as folhas eram utilizadas como remédio para curar as nações. Na cidade não haverá maldição nenhuma, porque o trono de Deus e do Cordeiro estará ali... E ali não haverá mais noite; não haverá necessidade de luz de candeia ou de luz de sol, porque o Senhor Deus será a luz deles; e eles reinarão para todo o sempre.”
‭‭Apocalipse‬ ‭22:1-5‬

Num dos trechos do capítulo 21, quase no finalzinho do livro, João diz que o Rei do Universo, aquele que estava sentado no trono, disse: “Veja, eu estou fazendo novas todas as coisas! Ponha isso por escrito, porque o que eu lhe digo é verdadeiro e digno de confiança. Aquele que vencer herdará todas essas bênçãos, eu serei o seu Deus e ele será meu filho.”.

Ansiedade que chama, né?

#ficaadica
Nova Jerusalém. Comece a preparar o roteiro da viagem.


‭‭

quarta-feira, 20 de março de 2019

CARROS VOADORES


CARROS VOADORES
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro - Rio de Janeiro
        
Se você pedir que uma criança desenhe o mundo no futuro do jeito que ela imagina, certamente seu desenho será composto por carros voadores. Faça o teste e me conte, ok?!

Para o aniversário da cidade (1º de março) fizemos uma atividade em que os alunos precisavam imaginar e ilustrar o Rio de Janeiro do futuro. Adivinhe o que tinha em quase todos os desenhos? Os benditos carros voadores. Coloridos, soltando estrelinhas, jogando doces para pedestres, soltando fumaça da paz, enfim... uma festa!

Perguntei quantos tinham medo de voar de avião e a maioria respondeu que tinha bastante medo. Então indaguei que também teriam medo de voar naqueles carros futurísticos e alguns disseram:
− Claro que não, professora! Nesses carros a gente confia.

Preferi não estender o assunto, mas fiquei refletindo sobre o que nos leva a confiar ou não em algo.

Analisando os desenhos e minha pergunta pensei que talvez o medo de avião fosse por já terem visto desastres aéreos. E a confiança nos carros voadores seja pela ilusão do que é perfeito e do que se espera para a própria felicidade.

Fiz uma comparação na confiança que temos pelas coisas temporais e na confiança que temos em Deus. As coisas temporais às vezes nos abatem como desastres, mas Deus, assim como declarou o Rei Davi, é refúgio forte. Ele é nossa máxima de felicidade, aquele que é perfeito, aquele que nós aguardamos. No Salmo 71 dá para perceber que o salmista já havia chegado a sua velhice. Apesar de suas preocupações ele faz esta oração, em que se lembra do cuidado de Deus no passado e se alegra em ser um adorador, pois tenho certeza que tinha sua confiança firmada para o futuro.

“Em ti, SENHOR, confio; nunca seja eu confundido.
Livra-me na tua justiça, e faze-me escapar; inclina os teus ouvidos para mim, e salva-me.
Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente. Deste um mandamento que me salva, pois tu és a minha rocha e a minha fortaleza.
Livra-me, meu Deus, das mãos do ímpio, das mãos do homem injusto e cruel.
Pois tu és a minha esperança, Senhor DEUS; tu és a minha confiança desde a minha mocidade.
Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe; o meu louvor será para ti constantemente.
Sou como um prodígio para muitos, mas tu és o meu refúgio forte.
Encha-se a minha boca do teu louvor e da tua glória todo o dia.”
Salmos 71:1-8

Quantas vezes alguns aviões se despedaçam na nossa frente! São pessoas que nos decepcionam, projetos que se frustram, emoções que nos sufocam... Apesar da segurança que possuem alguns aviões não chegam ao seu destino. Mas confie! Existe um carro voador aguardando você para uma viagem inesquecível.

Coloque suas esperanças no seu amigo Jesus. Ele satisfará suas necessidades, conduzirá seus planos e, mesmo quando tudo parecer estranho... continue confiando, pois o que Ele tem pra mim e pra você é infinitamente maior do que tudo o que temos e somos hoje.

Carros voadores não caem!

Um forte abraço.

terça-feira, 19 de março de 2019

CHANCE

·        CHANCE
Airton Sousa – Direto de Paciência – Rio de Janeiro – RJ

A depressão afeta 322 milhões de pessoas no mundo, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, recentemente. E no meio desta gente toda, encontraremos nossos jovens, adolescentes, nossos sobrinhos e nossos amigos.

Não sei exatamente o que está acontecendo com o mundo, pois em todos os lugares por onde ando vejo pessoas enfrentando seus dramas pessoais. Jovens falando em morrer, o tempo todo, outros não só falando, mas tentando realmente se matar... corações quebrados, noites solitárias, vidas se despedaçando.

Foi nesse contexto que passei a noite inteira conversando com um grande amigo, um amigo que faz parte dessa estatística. 
Mais um, pensei. 

A noite inteira no celular, tentando explicar, ou dizer, que existe uma chance, que nem tudo está perdido...

- Vou te mostrar uma coisa que tenho guardada.
E me mostra uma corda, “para quando tiver coragem de executar”.

Ele me diz: “Se o seu Deus não meu ajudar, amanhã terá notícias minhas.”.

Eu passei 10 dias orando por esse meu amigo, e vou orar por mais 30 dias, até que ele compreenda que o meu Deus, que também pode ser o dele, se ele quiser, ainda acalma as tempestades. Sua bondade ainda não tem fim. Seu amor é sem limites.

Eu preciso dizer isso também para você que me lê, antes que você se envolva demais com o perigo.

Jesus Cristo é a maior chance.

Rick Warren, autor do livro “uma vida com propósitos”, disse a seguinte frase:

Se queres imaginar o quanto Deus te ama, imagine Jesus de braços abertos na cruz dizendo:
“Prefiro morrer do que viver sem você.”. 

Tenha certeza, você é amado por Deus. Medite nisso.