sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

ESQUECENDO E SEGUINDO EM FRENTE

Em fevereiro a gente volta, com novos textos pra você,
na ideia de sempre levar esperança para o seu coração.
Até lá, releia alguns textos já publicados neste blog.
De repente, nessa releitura,
você encontra a mensagem que precisa
para seus dias de janeiro...

ESQUECENDO E SEGUINDO EM FRENTE
Denize Vicente - Rio de Janeiro - RJ

Estou aqui de volta, fechando esta semana na companhia de Tao-Te-Ching, Alberto Caeiro, T. S. Eliot e Roland Barthes, citados por Rubem Alves, um dos meus escritores prediletos, em seu livro “Variações sobre o Prazer [Santo Agostinho, Nietzsche, Marx e Babette]” - Editora Planeta, 2011.

Alberto Caeiro diz:
“O essencial é saber ver –
Mas isso (tristes de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender...

Procuro despir-me do que aprendi,
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos,
Desencaixotar as minhas emoções verdadeiras,
Desembrulhar-me e ser eu...”

Barthes diz: “(...) periodicamente, devo renascer, fazer-me mais jovem do que sou(...)”.

Tao-Te-Ching diz: “Na busca do conhecimento a cada dia se soma algo. Na busca do Caminho da Vida a cada dia se diminui algo.”.

T. S. Eliot diz: “Num país de fugitivos, aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo.”.

O que todos eles nos dizem, no essencial? Qual é a lição deste dia?
Em poucas palavras eu lhe diria: aos quinze anos você sabe alguma coisa da vida; aos vinte, um pouco mais, mas já é hora de começar a renascer, livrar-se de conceitos e pré-conceitos adquiridos, desaprender certas coisas; aos trinta já aprendeu muito mais do que imaginava, pela experiência e pelo que lhe ensinaram, aprendeu inclusive a driblar suas emoções, e então... é tempo de esquecer muito do que foi aprendido. Se você está em busca de aperfeiçoamento, se quer alcançar o Caminho da Vida, seja lá qual for a sua idade, você precisa do exercício de renascer, periodicamente, frequentemente, sempre, mesmo que isso signifique andar em outra direção.


Capriche no desapego. Livre-se de tudo o que desvia você do Caminho da Vida. Reaprenda conceitos. Experimente coisas novas. Explore a paisagem em volta do caminho. Leia mais. Escreva um pouco. Compartilhe. Pense junto. Aproxime-se das pessoas. Crie pontes. Desaprenda tudo o que aprendeu sobre construir muros. Esqueça que lhe ensinaram a ter medo de pessoas diferentes. Perceba as semelhanças. Saber ver é fundamental. Desaprenda toda e qualquer lição sobre o desamor. Faça amigos. Esqueça os rótulos.

Gostaria muito que lá pelo meio-dia de hoje você pudesse se olhar no espelho e dizer para si mesmo e para quem mais quiser ouvir: “Estou tentando. Estou começando. Espero conseguir...”.

E desejo, sinceramente, que você tente, que você comece, e que consiga.
Desejo a você um bom final de semana. Uma boa nova semana. E uma boa vida, sempre renascendo, reaprendendo, esquecendo o que ficou para trás, e seguindo para o que está à frente (Paulo, carta aos Filipenses 3:13-14).

____________________

Fonte/Referências:

Roland Barthes, Aula, pp.46-47
Fernando Pessoa, Obra poética, pp. 217-226
Tao-Te-Ching, Poema XLVIII

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

JÁ CHEGOU?


Em fevereiro a gente volta, com novos textos pra você,
na ideia de sempre levar esperança para o seu coração.
Até lá, releia alguns textos já publicados neste blog.
De repente, nessa releitura,
você encontra a mensagem que precisa
para seus dias de janeiro...
JÁ CHEGOU?
Jackson Valoni - Angra dos Reis/RJ

Um dia desses acordei tarde. Muito tarde. Meu sono foi levemente interrompido quando Pamela entrou no quarto e falou no meu ouvido que meu almoço estava na cozinha e que havia feito “petit gateau” de sobremesa.

Acordei umas duas horas depois daquele recado maravilhoso. Quando fui pegar meu almoço, a pia da cozinha estava um desastre. Uma pilha de louça da noite anterior, mais os rastros do preparo do “petit gateau”.

Confesso que me deu tristeza perceber que aquela bagunça sobraria pra eu arrumar. Almocei, comi sobremesa, liguei a televisão e fiquei na sala sozinho com uma angústia tremenda porque em poucas horas Pamela chegaria de volta a casa e eu não havia feito nada.


De fato, me dei mal. Meia hora antes que ela chegasse, me apressei pra fazer tudo na cozinha, além de ter tentado tirar as roupas do varal de chão... além de ter tentado arrumar a cama... Pamela chegou, fiz cara de sonso, e fingi ser responsável quando juntei as poucas louças que havia lavado.


Pamela vai me dar algumas outras chances pra eu provar que já sou um rapaz grandinho, eu acho.


"Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor..." II Pedro 3:14, 15

Um dia Jesus retornará para resgatar aqueles que ouvem e creem em Sua palavra (João 5:24). Não sei quando Ele virá, mas sei que será logo (Mateus 24:42).

Que você possa estar preparado. Seja perseverante, não desista; Ele virá.




quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

VIVA SEUS PROCESSOS

VALE A PENA LER DE NOVO
Em fevereiro a gente volta, com novos textos pra você,
na ideia de sempre levar esperança para o seu coração.
Até lá, releia alguns textos já publicados neste blog.
De repente, nessa releitura,
você encontra a mensagem que precisa
para seus dias de janeiro...

VIVA SEUS PROCESSOS
Larissa Oliveira – Bento Ribeiro – Rio de Janeiro - RJ

Você provavelmente se lembra daquela aula de Ciências da 3ª série em que a professora explicava as quatro fases da metamorfose de uma borboleta. Aquela transformação incrível e radical nos dava um deslumbre de como a Natureza é extasiante!

Esta semana aproveitei o gancho da borboleta para conversar com as crianças sobre os processos da vida. Citamos também algumas outras transformações como a dos anfíbios e dos seres humanos (de embrião a bebê). Analisamos como tudo na Natureza é parte de um processo.

Quando você vê uma linda e colorida borboleta voando entre flores lembre-se de que ela passou por uma difícil e até dolorosa transformação no período aproximado de um ano. Na fase de lagarta ela cumpriu seu ciclo biológico e foi nessa fase também que ela reservou energia para as mudanças que viriam. A Natureza proporciona para a lagarta uma outra fase, um outro ciclo biológico. Ao invés de rastejar, ela agora vai voar. O milagre da vida da borboleta chama-se “processo”.


Nós, como parte integrante da Natureza, também temos ciclos. Sejam eles biológicos, psicológicos, sociais. Aprendemos a engatinhar, depois queremos andar e logo depois correr (precisamos aguardar nossos músculos e articulações se fortalecerem). Nascemos tomando leite, depois sopinha e por fim alimentos sólidos (precisamos aguardar nossos dentes crescerem). Começamos a fazer riscos, depois as primeiras letras, para depois ler palavrinhas, frases e textos (aprendizagem é uma sequência). Eu poderia citar muito mais coisas, mas acho que você já “pescou” a ideia.

Se você sente que o ciclo em alguma área de sua vida já encerrou e precisa ir para o próximo, não fuja dos seus processos. Essa é a forma que Deus tem para moldar e preparar você para novas etapas. Na geração do AGORA esse conselho parece desesperador. Por vezes esquecemos que as grandes conquistas da vida requerem tempo e dedicação. Deus, por meio da Natureza, nos ensina que, a beleza das transformações não está apenas no final dela e sim no desenvolvimento que você teve ao longo dela. É isso que transforma você.

Não é fácil... mas, se decidiu que está na hora de mudanças, eu tenho um texto bíblico para compartilhar com você:

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro. Tirou-me de uma cova perigosa, de um poço de lama. Ele me pôs seguro em cima de uma rocha e firmou os meus passos. Ele me ensinou a cantar uma nova canção, um hino de louvor ao nosso Deus.”
Salmos 40:1 a 3

Deus cuida de uma borboleta, Ele vai cuidar de nós também! Ele pede que voltemos ao nosso estado de paciência e integrantes de sua Natureza. Deus vai firmar nossos passos, porém, não podemos parar de caminhar.

Talvez o milagre que você está aguardando esteja no processo que você ainda não iniciou.

Um forte abraço! 


terça-feira, 28 de janeiro de 2020

PROMESSA PRECIOSA

Em fevereiro a gente volta, com novos textos pra você,
na ideia de sempre levar esperança para o seu coração.
Até lá, releia alguns textos já publicados neste blog.
De repente, nessa releitura,
você encontra a mensagem que precisa


para seus dias de janeiro...

PROMESSA PRECIOSA
Airton Sousa - Rio de Janeiro - RJ

Estava relendo os meus textos e vi que tenho falado muito de GRAÇA, ultimamente. Decidi mudar um pouco o tema. Que tal escrever outras coisas, outros assuntos?

Uma vez me disseram que eu fui convidado para o blog devido ao meu bom humor e por eu escrever coisas engraçadas. Devo ter sido uma decepção, mas ninguém reclamou; e quando, outro dia, a Carina postou no grupo uma mensagem de um amigo dela que dizia pra gente nunca desistir, eu me animei e disse: Não vou desistir nunca!

Mas, realmente, eu precisava mudar de assunto...

Eu estava de passagem pela casa quando vi a cena: a filha com a cabeça no colo da mãe, já idosa, que alisava seu cabelo e dizia: “Filha, eu não vou abrir mão de você. Escuta. Olha pra mim, eu tô dizendo: eu não vou abrir mão de você.”.

Eu pensei e disse pra mim mesmo: Isso é graça!

Vai vendo, eu tento mudar de assunto, mas o assunto não muda...

Eu abri minha Bíblia em Romanos 5:8: “Mas Deus prova seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.”.

É que me encanta o fato de que Deus não olhou para nossa vida bagunçada, cheia de erros e aí disse que só morreria por nós se mudássemos o rumo dessa bagunça toda.

Ele morreu pelo Airton, enquanto ele era ainda pecador, o que, em outras palavras, quer dizer: Eu não abrirei mão de você!

Alguém que está me lendo... Alô!! Tem alguém aí? Ei, me diga: você mereceu que Deus morresse por você?

Ninguém mereceu. Eu muito menos. Então eu repito o parágrafo anterior:
Ele morreu pelo ......................... (“escreva” seu nome aí no espaço pontilhado e leia novamente) enquanto ele era ainda pecador, o que, em outras palavras, quer dizer: Deus não abriu mão do .............................. (“escreva” novamente).

Uma vez eu escrevi no meu “perfil com poucas curtidas”, no Facebook: “Deus escreve certo em vidas tortas.” Esse foi um pensamento que eu mesmo inventei. Aliás, eu acho que inventei. Não tenho certeza. Mas eu postei porque, mesmo não valendo nada, mesmo sendo um pecador, consigo ouvir Deus me dizendo: “Eu não abro mão de você.”.

Tem uma canção do Thales Roberto que tem os seguintes versos: Mesmo sendo assim / pobre pecador / Deus me ama / Mesmo sendo falho / Mesmo sem merecer / Deus me ama.

Quem já viu o clipe dessa música sabe que os cantores gritam muito e pulam, dançam e o público vibra ao som do louvor. 



Agora mesmo, enquanto escrevo este texto, coloco essa música pra tocar. Veja bem: eu estou sozinho em casa e sinto uma vontade de gritar e pular como o cantor da música. Se você me conhece pessoalmente, imagina a cena: eu, com toda a minha estrutura física, pulando aqui dentro de casa e gritando: Deus me amaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, e o seu amor é tão grande, incondicionalllllllllllllllllllllllllllll, Deus me ama e Ele está sempre de braços abertosssssss pra mimmmmmmmmmmmmmmmmm!”.

Mas, daí, como eu sou maluco, já misturei essa letra com a letra de um louvor mais calmo que diz assim: “Quem dos meus braços, pode arrancar-te?”

É, amigo... é graça pura. Haja coração!

Nathaniel Niles, escreveu este hino, inspirado em Salmos 32:8 (“Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os Meus olhos”). Por esse motivo, o título original é “Precious Promise”, que quer dizer “Promessa Preciosa”, e a frase principal da letra original, que se repete tanto nas estrofes quanto no estribilho, é “I will guide thee with My eyes”, que significa “Guiar-te-ei com os Meus olhos”.
Os versos foram compostos à margem de um jornal, num trem, certa manhã, ao dirigir-se ele para o trabalho:

Oh, como é grande e doce a promessa
Do Salvador Jesus, nosso bom Rei!
Ao que confia na sua graça
Ele diz “sempre te guardarei
Ó não temas, ó não temas
Pois Eu contigo sempre serei!
Ó, não temas, ó não temas, pois Eu nunca te deixarei.
Eu sou teu Deus e para livrar-te
De ti bem perto sempre estarei
Não tenhas medo, pois bem seguro
Eu pela mão te conduzirei
Para remir-te dei o meu sangue,
Pelo teu nome já te chamei;
Crê, pois que nunca te deixarei
Eras indigno, mas escolhi-te;
Não temas, pois eu muito te amei,
Quem dos Meus braços pode arrancar-te?
Sempre seguro te guardarei”.


Dai, eu pensei: se uma mãe diz isto pra sua filha: “Eu não vou abrir mão de você”... Imagine Deus!

Pode alguém ficar quieto diante de tudo isto? Pode ser... Porém deixe-me lembrá-lo de uma coisa: Deus nunca abrirá mão de nenhum de nós. Deixe-me lembrá-lo de que tudo isso é graça, e a graça funciona para mim e para você.


______________________________

Referência: