sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

IMPOSSÍVEL É RESISTIR

IMPOSSÍVEL É RESISTIR
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Minha ligação com o mar é antiga. Lembro que sempre gostei de praia, e também me lembro, perfeitamente, da minha mãe me advertindo: "Cuidado... você é afoita!". Ela costumava dizer que "o mar não tem cabelo". Essa era uma informação preciosa, e eu, criança, fantasiava o mar como um homem imeeeeenso, grandão, careca... e eu tentando alcançá-lo sem conseguir, porque não havia cabelos para eu me agarrar. Cresci fascinada pelos rios e mares e aprendi muito cedo a me encantar com céus azuis e com o verde das matas.

E é assim que todas as vezes que eu tenho a chance de me encontrar no meio desses detalhes extasiantes da Natureza há sempre um quê de fascinação, encantamento e admiração tomando conta de mim...

Fico pensando que Deus planejou cuidadosamente cada coisa, cada tom, cada variação de cor, cada contraste, cada som. Acho mesmo que, como um bom Pai, Ele queria que tudo fosse perfeito. E embora o homem continue tentando destruir a criação, eu ainda vejo primor e requinte em cada amanhecer, em cada noite que cai, em cada pedacinho de céu azul, em cada onda do mar, em cada barulho dos rios...

(Foto: Ana Paula Pina Correia)
Era um dia desses, lindo. Janeiro de 2010. Acordei e pude ver o sol brilhando no Rio da Prata, de manhã cedinho. Um espetáculo que admirei seduzida pela beleza, reconhecendo que havia sido mesmo preparado para minha alegria... Era a primeira vez que eu iria pisar em terra firme depois de três noites navegando pelo Oceano Atlântico e pelo Rio de La Plata. Respirei fundo, sentei ali, olhando o espelho d'água que se formava naquela manhã gostosa... e pensei comigo: por que às vezes me deixo abater por coisas tão pequenas, comparadas à imensa beleza e precisão daquilo que realmente me faz feliz?

No meio daquele espetáculo, eu me levantei e vivi um dia incrível!

Procure alguma coisa bonita de ver, hoje. Como eu costumo dizer: nem que seja uma flor num copo de geleia. Mas procure, sim, alguma coisa para admirar, mesmo antes de colocar seus pés na rua, antes de interagir com alguém. Pare, veja, admire.

Deixe-se encantar por alguma coisa, hoje. Só depois encare o dia e a vida que lhe aguardam lá fora. Agradeça a Deus a beleza daquilo que lhe encantou. Agradeça, reconhecendo ter sido um presente para alegrar sua vida. Respire fundo. 

Amanhã é sábado. “Repita o procedimento.” Faça isso de novo. Levante-se, procure e viva! Faça a mesma coisa nos dias seguintes. E depois me conte se você estará vivendo ou não dias incríveis!

Não se deixe abater por coisas menores...
Detenha-se naquilo que pode, realmente, fazer você feliz.

"Só consegue achar quem tenta procurar
Só consegue ver quem tenta perceber
A vida tem mistérios, sim,
Mas somos livres pra sonhar
Só consegue amar quem tenta conhecer
Impossível viver sem perdoar
Impossível morrer sem amor
Impossível é resistir..."
(Evaldo Vicente)


FELIZ SÁBADO!


7 comentários:

  1. Parabéns pelo texto lindo. Você sempre gostou de praia e natureza. Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Alan, por ter vindo por aqui. E sua boa memória ativou a minha. Lindos pores de sol, no Recreio.
      :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pensando bem, a Natureza nos surpreende! Todos os dias! :))
      Obg pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Sábias palavras.
    É fato.👏👏👏👏😍

    ResponderExcluir
  4. Nasci em Sepetiba, bem próximo à praia. Ali aprendi a dar minhas primeiras braçadas no mar. E Dna. Dina, essa mulher admirável, me fez lembrar dessa frase que sempre me acompanhou, não sei ao certo de quem ouvi, e sempre me serviu de alerta em todas as vezes que estava diante do mar e pronto pra dar um mergulho, que é: "o mar não tem cabelo"... rsrsr.
    O mar sempre me inspirou, me acalmou e fez meus pensamentos ir longe... Além da linha do horizonte. Não foram poucas as vezes que em dias muito difíceis eu pegava meu carro, chegava em frente ao mar e ali ficava horas olhando pra ele. E após um bom tempo, ao me levantar já me sentia curado. É! A natureza de Deus interage conosco. Silenciosamente nos fala doces palavras que nos atinge bem lá no íntimo. E então nos reequilibra.
    Também curto, muitíssimo, uma lua bem cheinha, acompanhada de muitas estrelas e um céu limpinho, em uma noite de outono. Só Deus sabe como esse momento me apraz. Por vezes me emociono, pois me faz trás momentos nostálgicos.
    Puxa, não sabia que o Sr Evaldo, esse homem que também admiro muito, além de ser maestro, exímio pregador é também poeta!
    Gostei muito das linhas que ele criou nesse poema, Principalmente as que diz: " *impossível morrer sem amar"* e " *impossível resistir"* .

    Parabéns pelo texto, Denize, e obrigado por me trazer de volta!

    ResponderExcluir

O que você acha?