sexta-feira, 2 de agosto de 2019

SEJAM FRATERNALMENTE AMIGOS...

SEJAM FRATERNALMENTE AMIGOS...
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Hoje é sexta-feira, mas este texto eu escrevi ontem,
por volta das oito da noite... 

Hoje, como costuma acontecer todas as quintas-feiras, eu fui à feira.

Há três semanas o dono de uma das barracas não tem ido - por motivo de doença. É a barraca das frutas e é lá que eu costumo comprar meus caquis, abacaxis, uvas, bananas, morangos, água de coco...

Há alguns meses ele esteve afastado, com seu equilíbrio emocional bastante abalado, e quando voltou eu fiquei feliz, fiz festinha, pois realmente gosto que saibam que fazem parte da minha vida, porque eles, de alguma forma, trazem saúde para nossa casa.

Hoje, como tenho feito nas últimas semanas, perguntei por ele a um dos meninos da barraca e a notícia não era muito boa: internado no CTI, com diabetes e pneumonia.

Por volta das seis da tarde a menina da barraca do caldo de cana me chamou no WhatsApp e me deu a mais triste notícia... Lamentavelmente, o Sandro faleceu hoje à tarde.

Como assim? Como assim??

Você pode achar que a morte de pessoas que não são da sua família nem do seu círculo mais chegado de amigos, aqueles de infância ou da vida toda, você pode achar que essa morte não vai machucar você. Mas vai. A morte de qualquer homem deveria nos tocar.

Eu me sinto triste. Era um cara novo, uma vez por semana eu brincava com eles todos - Sandro, Lukinhas e Gil - e eles sempre faziam meu dia mais feliz. Não bastasse, eu ainda ganhava descontos muito bons na barraca. Na última safra de caquis eles me venderam mais de 130 caquis de uma só vez na maravilhosa “hora da xepa”... Na semana seguinte eu levei potinho de sorvete de caqui pra eles, na barraca, e lembro como ficaram felizes. Eu me lembro do Sandro sentandinho, tomando o sorvete, dizendo que estava muito bom e gentilmente dividindo com as meninas do caldo de cana.

Estou triste, mas lá dentro de mim eu sei que estaria muito pior, hoje, se jamais tivesse sorrido pra ele, brincado com ele, se tivesse prometido o sorvete e depois deixado pra lá, sem nunca levar...

A vida acontece aqui e agora. Carinho a gente não economiza, especialmente porque a gente nunca sabe a dor que o outro carrega dentro de si e a gente nunca sabe se é a última vez que vai ver aquele vizinho, o colega da escola, o do trabalho, o irmão da sua comunidade religiosa, o parceiro da academia, o professor da faculdade, o aluno, o amigo de infância, o manobrista, o feirante, o guarda de trânsito, o açougueiro, o zelador do seu prédio, seus avós, sua mãe, seu pai, seus filhos, seus irmãos, sobrinhos, seus tios e primos...

E sabe de uma coisa? A gente sempre vai deixar uma marca nas pessoas. Seria tão bom se a gente se preocupasse em deixar uma marca positiva...

Diz-se que Madre Teresa de Calcutá ensinava: “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.”. Não sei se o conselho é dela, mas é uma regra de ouro que a gente deveria seguir. Dar valor ao outro, respeitar, ter consideração e gratidão, são coisas que fazem qualquer pessoa se sentir melhor e mais feliz... e são coisas do amor. A gente deveria amar e respeitar todas as pessoas. Há tantos motivos pra isso, mas o maior deles é o exemplo que a gente teve...

Todas as histórias e narrativas da vida de Jesus estão baseadas e enraizadas no amor e no bom agir. E quando Pedro diz que devemos ser fraternalmente amigos de todos, tudo fica muito claro: é Jesus nos impulsionando a agir com amor, simpatia e empatia. Com todos, sem exceção. E sempre.

“Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. Não paguem mal com mal, nem ofensa com ofensa. Pelo contrário, respondam com palavras de bênção, pois para isso mesmo vocês foram chamados, a fim de receberem bênção por herança. Pois:
Aquele que quer amar a vida
e ter dias felizes
refreie a língua do mal
e evite que os seus lábios
falem palavras enganosas;
afaste-se do mal
e pratique o bem,
busque a paz e empenhe-se
por alcançá-la.
Porque os olhos do Senhor
repousam sobre os justos,
e os seus ouvidos
estão abertos às suas súplicas...”

Que os seus dias sejam cheios de compaixão, alegria, sorrisos e gentilezas. Que nossas palavras sejam bênção, e jamais enganosas. Que a gente busque e promova a paz todos os dias. Que eu nunca desperdice a chance de tornar mais feliz o dia daqueles que passam pela minha vida.

https://img.elo7.com.br/product/zoom/23B30FB/poster-a4-seja-o-arco-iris-quadro-personalizado.jpg





6 comentários:

  1. Que lindo texto amiga. Só quem não tem a oportunidade de ter vc como amiga é que não conhece a grandeza desse seu coração. Que Papai do Céu, conforte o seu coração e da família do Sandro.

    ResponderExcluir
  2. Estava sentindo falta.Lindo o que vc escreveu embora essa atitude já tenha sido ensinada por Jesus e há muuuuiiito tempo,as pessoas parecem não ter aprendido.Sei bem o que vc sentiu pois Sr.Hélio praticou muito o "amar ao próximo ",as meninas do mercado sabem disso.Da gosto passar adiante.Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa Denise, maravilhoso,devia ser assim mesmo,apesar de as vezes nos vermos em situações que sabemos que não é correta.Temos que mudar a cada dia para estarmos com Jesus mais presente e feliz com a maneira que tratamos as pessoas.bjs.Sandra.

    ResponderExcluir
  4. Aí que lindo! Chorei... Deus te abençoe cada vez mais ❤

    ResponderExcluir
  5. Bonito,Denize,esse teu testemunho e comentário. Um exemplo de vivência cristã verdadeira, e incentivo para todos nós para que, agindo como verdadeiros seguidores de Cristo, possamos contaminar o mundo com o verdadeiro amor fraternal.

    ResponderExcluir
  6. Gente, só tenho carinho pra vocês, que compreendem a dor que a gente sente numa hora dessas; vocês que também sentem a dor pela morte de alguém que nem sequer conhecem; vocês que entendem que a vida não tem sentido se não tocamos o coração das pessoas; vocês que valorizam a vida humana.
    Um beijo!

    A cerimônia fúnebre do Sandro foi tocante. Muito querido, vai deixar saudades porque deixou marcas positivas na vida de muita gente. As lágrimas da sua esposa e do seu filho partiram meu coração. A força demonstrada por seu irmão, naqueles momentos, foi tocante. Que Deus os conforte.
    Se você é de oração, ore por eles, pra que se sintam abraçados por Deus e por nós, a cada dia.

    Boa semana!
    Denize

    ResponderExcluir

O que você acha?