quarta-feira, 13 de setembro de 2017

BIG BROTHER BRASIL

BIG BROTHER BRASIL
João Octávio Barbosa – Bento Ribeiro City - RJ


Se você soubesse quem você é e até onde vai a sua fé, o que você faria? Onde iria chegar? E assim começa o programa mais tradicional do verão da Globo: o famoso BBB. Agora em 2018 chegaremos à 18° edição (quase) anual do reality (“quase” porque no 1° ano houve duas temporadas).

O programa já foi a porta da fama de atrizes (Grazi Massafera), apresentadoras (Sabrina Sato) e até políticos (Jean Willys). Foi febre (para muitos ainda é) e também já foi muito criticado.


Eu mesmo já fui fã, depois tentei ignorar sem sucesso, desprezei em redes sociais, e hoje me sinto meio indiferente. Mas, confesso, mediante alguns estímulos externos, chego a assistir alguma coisa ainda hoje.

É um laboratório social, inegavelmente. Mostra, mesmo que alguns questionem se o programa não seria uma grande armação, as dificuldades do convívio humano de forma geral. E gera discussões válidas para a sociedade.

Na última edição, por exemplo, as estripulias do casal Marcos e Emily despertaram grande atenção para os casos de abuso e violência contra a mulher.


A origem do nome do programa é interessante. Ele surge do livro de George Orwell, chamado “1984”. Como foi escrito em 1948, ele era futurista. Imaginava e descrevia uma sociedade totalmente controlada e vigiada, a realidade dos participantes do programa. No entanto, o que era uma crítica dura, um apelo para a que a sociedade não aceitasse essa privação de liberdade, acabou virando um entretenimento divertido para a família brasileira.

O Big Brother (Grande Irmão) do livro era o líder dessa comunidade de escravos não oficiais. Ele tinha acesso a tudo, via tudo, sabia de tudo. Tem algo aí que eu já li em outro livro...

Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus.
Jó 28:24

SPOILER FINAL. Semana após semana, cada membro do BBB é eliminado até que se defina um vencedor para o programa. O primeiro ganhador foi o Kleber Bam-Bam, dançarino baiano, que chegou até a participar do “Programa do Didi”, na Globo. A última foi a Emily Araújo. Quem será o(a) próximo(a)? Você, talvez?

Isso dependerá do voto das pessoas que acompanham a vida dos participantes minuto a minuto com a tecnologia, a Globo, e alguns pela internet ou TV paga. Cada telespectador assume a prerrogativa de ser Deus para cada participante, pois ali dentro nada escapa aos seus olhos.

Mas mesmo fora do programa (ou do livro), somos pessoas vigiadas. Não por alguém que queira nos privar da liberdade, mas pelo Deus Criador que quer seguir os passos de um filho como a mãe segue os de seu bebê, a fim de ter certeza de que tudo corre bem.


O Senhor quer acompanhar você cada vez mais de perto. Assine o pay-per-view.

Não peço que concordem, espero que reflitam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?