sexta-feira, 19 de outubro de 2018

“DESIDERATA” – AS COISAS QUE SE DESEJAM



“DESIDERATA” – AS COISAS QUE SE DESEJAM
Denize Vicente – Rio de Janeiro – RJ

Diz-se que o texto abaixo foi encontrado em uma igreja, em 1650; outros atribuem o texto a Max Ehrmann, datado de 1927; há quem diga que se trata de um manuscrito encontrado numa igreja em Boston por volta de 1644 - quem sabe a mesma igreja em que dizem foi achado por volta de 1650; e existem, ainda, os que afirmam ter sido encontrado na velha Igreja de Saint Paul, Baltimore, datado de 1692. O texto é repassado, ano após ano, naturalmente com algumas variações, e talvez nunca se saiba a sua verdadeira origem, o nome do autor. Talvez não se saiba o seu nome, mas ninguém duvida da inspiração.

Se quem conta um conto aumenta um ponto, eu me dei o privilégio de “adaptar” a obra, trocando uns pontos. Ou melhor, umas poucas palavras, para que a mensagem tivesse mais a minha cara. Você vai perceber.


Boa sexta!
Bom dia!
Boa vida!

E PAZ. Muita PAZ!

DESIDERATA

Siga tranquilamente, entre a inquietude e a pressa, lembrando-se de que há sempre paz no silêncio.
Tanto quanto possível, sem se humilhar desestimar, mantenha boas relações com as pessoas.
Fale a sua verdade mansa e claramente e ouça os outros, mesmo os insensatos e ignorantes, pois eles têm também sua própria história.
Evite as pessoas escandalosas e agressivas; elas afligem o nosso espírito.
Se você se comparar com os outros, você se tornará presunçoso e magoado, pois sempre haverá alguém superior de maior excelência e alguém inferior em desvantagem em relação a você.
Mas você é filho do Universo de Deus, parte do Universo, irmão das estrelas e árvores.
Você merece estar aqui está aqui porque isso foi planejado! E mesmo sem você perceber, a Terra e o Universo vão cumprindo o seu destino papel.
Desfrute de suas realizações, bem como de seus planos.
Mantenha-se interessado em sua carreira, ainda que humilde modesta, pois ela é um ganho real na fortuna cambiante do tempo.
Tenha cautela nos negócios, pois o mundo está cheio de astúcias; mas não se torne um cético, porque a virtude pureza sempre existirá.
Muita gente luta por altos ideais, e em toda a parte a vida está cheia de heroísmos; seja você mesmo. Principalmente, não simule afeição, nem seja descrente do amor, porque mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é tão perene quanto a relva o firmamento.
Aceite com carinho o conselho dos mais velhos e seja compreensivo com os arroubos inovadores da juventude.
Alimente a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado, mas não se desespere com perigos imaginários. Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
A despeito de uma disciplina mais rigorosa, seja gentil para consigo mesmo.
Esteja em paz com Deus, como quer que você O conceba. E quaisquer que sejam os seus problemas, trabalhos e aspirações, na fatigante confusão da vida, mantenha-se em paz com sua alma consciência.
Apesar de todas as falsidades, fadigas e desencantos, o mundo ainda é bonito.
Seja prudente! Faça tudo para ser feliz!

Se você ainda duvida de que o melhor caminho para a felicidade é o da paz e da sensatez, leia os versos deste poema de Davi: “Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” Salmos 34:12-14.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?