sexta-feira, 8 de junho de 2018

OU VOCÊ ACREDITA OU PRECISA VENCER ESSA INCREDULIDADE...



OU VOCÊ ACREDITA OU PRECISA VENCER ESSA INCREDULIDADE...
Denize Vicente - Rio de Janeiro - RJ

Damos desculpas. Inventamos razões para não acreditar na vida, no mundo, nos outros. Não importa se pensamos que eles nos dão razão pra isso, a verdade é que só entramos nessa de "desacreditar" quando queremos. Deliberadamente, só depende de nós. Afinal, quantas vezes um colega, uma namorada ou um amigo vacilou com você e mesmo assim, na semana seguinte, ou um tempo qualquer depois, lá estavam vocês, novamente, de papo, abraçados, sorrindo como crianças, amoravelmente?

Dizemos que a humanidade não tem mais jeito; mas enquanto fingimos que acreditamos nisso, continuamos tendo filhos, na esperança de um mundo melhor. Dizemos que os políticos não merecem credibilidade; mas seguimos votando nas eleições, ao argumento de que são obrigatórias, quando bastaria pagar aquela multa de "excessivos três reais e poucos centavos"; no fundo, votamos porque ainda não inventamos uma desculpa suficientemente satisfatória e continuamos acreditando, timidamente, que o nosso candidato pode fazer a diferença.

Somos todos crentes, enquanto não criamos uma boa desculpa para não acreditar. Uma desculpa que nos convença. E a razão que encontrarmos, na verdade nunca estará no outro, nunca vai estar lá fora. Será sempre interna. E como a incredulidade não faz parte da nossa natureza, é preciso uma dose de esforço e energia, até para os mais pessimistas, para desacreditar na vida, no mundo, nos outros. O problema é que, quando conseguimos, enfim, nos tornar descrentes, também nos tornamos insuportáveis, e desacreditamos de tudo, de cada coisa, de todas as pessoas.


Valéria – minha amiga querida que se foi, mas ficou - me dizia que devemos perdoar e recomeçar tantas vezes quantas nosso coração determine. Perdoe. Apague. Siga em frente, não importa o que digam os outros. Tantas vezes quantas quiser. Erraram com você? Há motivo para nunca mais acreditar? Nunca mais perdoar? Mas seu coração quer continuar acreditando? Então, apague outra vez. Perdoe. Continue o caminho, siga acreditando, ninguém manda no seu coração. Perdoe quantas mil vezes quiser. Para que nunca, nunca mesmo, exista a dúvida: e se eu tivesse dado uma outra chance?

A razão para crer e também para não acreditar que a vida é bela e as gentes são boas nunca estará no outro, mas sempre dentro de você, que vai aprender, mais cedo ou mais tarde, que há imperfeição nas coisas mais perfeitas, e uma certa humanidade em tudo o que é mais divino. Enquanto não descobre essa verdade real, o homem segue pensando que tudo é perfeito e tudo é divino. Não admite erros. É um chato!

Mas, enfim, quando percebe, tem a opção de aceitar suas próprias limitações e os limites do outro e por isso mesmo, ou apesar disso, continuar crendo... Ou pode lavar as mãos e tornar-se insuportável.

A vida é para todos que nascem.
Mas a felicidade, acredite, ainda está reservada apenas aos que creem.

“Se eu posso?”, perguntou Jesus. “Qualquer coisa
é possível para aquele que crê”.
O pai imediatamente respondeu:
“Eu creio; ajude-me a vencer a minha incredulidade!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?