Navegação

sexta-feira, 24 de julho de 2020

O QUE RESTA?


O QUE RESTA?
Denize Vicente – Em Casa - Rio de Janeiro – RJ

"Resta esse constante esforço para caminhar dentro do labirinto
Esse eterno levantar-se depois de cada queda
Essa busca de equilíbrio no fio da navalha
Essa terrível coragem diante do grande medo, e esse medo
Infantil de ter pequenas coragens."
Vinicius de Moraes - 15.04.1962
- excerto do poema "O Haver" in "Jardim Noturno - Poemas Inéditos",
Cia. das Letras - São Paulo, 1993, p.17

Quase todo mundo já ouviu a história do menino que venceu o gigante de quase três metros de altura, numa luta; o gigante cheio de armas e equipamentos de proteção, o garoto com uma atiradeira e cinco pedrinhas. A história com detalhes você lê aqui: I Samuel 17.

O gigante ameaçou os homens durante semanas, colocou medo, desafiou, ironizou... e suas táticas estavam funcionando.

Você ouve seus gigantes gritando? “Você não tem habilidades pra isso...”, “Você não tem qualificação para encarar esse desafio!”, “Você não vai conseguir pagar as contas!”; “Você não é bom o suficiente...”, “Você nunca será esse profissional de destaque!”, “Você é uma fraude!”…

Talvez você seja só um menino que assim como os homens se assusta... Ou seja um homem que têm medo de ter coragem... Davi foi o garoto que teve uma terrível coragem diante do grande medo.


O mais cruel é que não só o gigante subestimou a coragem de Davi... Seu irmão mais velho, Eliabe, o chamou de abusado, convencido, os soldados do Exército da sua própria nação tentaram enfraquecê-lo...

O último a ouvi-lo foi Saul, o Rei, que mesmo reticente lhe disse:
- Pois bem!  Vá, e que o Senhor Deus esteja com você!

E ele foi.

O final desse filme tem morte. E umas tremendas lições...

Quando aquele garoto encarou o gigante, ele tinha plena ciência de que estava entrando em uma batalha injusta e desequilibrada. Suas primeiras palavras, quando Golias rogou a maldição dos seus deuses sobre ele e o desafiou, dizendo que daria o seu corpo para as aves e os animais comerem, foram estas:

- Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso, o Deus dos exércitos israelitas, que você desafiou.

Quem perdeu a luta não foi o frágil garoto. Quem venceu não foi aquele que era gigante e gritava...

Davi já havia derrotado um leão e um urso, em ocasiões anteriores, mas o gigante não sabia disso. Davi estava treinado para grandes batalhas, porque já havia andado ali no fio da navalha, outras vezes. E em todas elas, mesmo sendo só um menino, havia saído do labirinto, havia saído vitorioso.

Duvido que Davi tenha sido sempre destemido, duvido que nunca tenha tido medo, duvido mesmo. Era um menino. Mas ele encarava, se arriscava, não se intimidava com o desprezo dos outros, sabia lidar com a indiferença e também com a soberba das pessoas, e confiava - não em si mesmo, mas em Alguém que poderia fazê-lo forte o suficiente para vencer seus oponentes.

Você pode ser um vencedor também. Pode até entrar em desvantagem, pode sair ferido das batalhas, mas ore ao seu Deus, mesmo que esteja chorando depois de ter ouvido os gritos dos gigantes e se sinta no chão.

No final, o que resta? Resta a confiança. Você pode! Se entrar nos combates com o Senhor dos Exércitos, o Todo-Poderoso.
 

"Seja forte e corajoso"!
Josué 1:6


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha?